Teste do Olhinho já é realidade na rede pública de saúde em Açailândia


    Publicado em: 21/06/2017


Teste do olhinho é fundamental para avaliar a saúde do bebê

 

A prefeitura municipal de Açailândia, por meio da Secretaria de Saúde, e do programa de Atenção Integral da Saúde da Criança e do Adolescente, acaba de implantar nas dependências do Hospital Municipal (HMA), o teste do olhinho, conhecido como teste do reflexo vermelho.

 

Para que fosse concretizada a implantação desse importante exame no município de Açailândia, uma equipe da secretaria de saúde do município, passou por um treinamento promovido pelo Departamento de Atenção à Saúde da Criança (DASCA) realizada no município de Imperatriz.

 

O QUE É O TESTE?

O teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido, (de dois a três minutos), é realizado pelo pediatra ou enfermeiro, através de um pequeno aparelho oftalmoscópio que emite uma fonte de luz, onde é observado o reflexo que vem das pupilas.

 

Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo ou marrom. Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. Nesse caso, encaminha-se para o oftalmologista para diagnostico e conduta.

 

COMO É REALIZADO?

O local deve ser escurecido, e um auxiliar deve segurar com delicadeza a cabeça do bebé. O oftalmoscópio deve ser posicionado a uma distancia de aproximadamente 30 cm de cada olho do bebé, e o reflexo vermelho deve ser visto facilmente homogêneo e simétrico em ambos os olhos.

 

QUANDO DEVE SER FEITO?

Esse teste deve ser feito na primeira semana de vida do recém-nascido, e repetido com 3 meses, 6 meses, 1 ano e 2 anos. Não esquecer de registrar na caderneta de saúde da criança.

 

PARA QUE SERVE?

O teste do olhinho previne e diagnóstica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retino blastoma, infecções, traumas de partos e a cegueira.

 

De acordo com enfermeira Suzane de S. Vieira Costa, coordenadora do programa de Atenção Integral da Saúde da Criança e Adolescente da secretaria de saúde de Açailândia, “o teste do olhinho é muito importante na prevenção de males da visão, que por ventura o recém-nascido possa vim a obter”. Disse.

 

Ainda de acordo com Suzane, "Açailândia não contava com o teste do olhinho, e através dos esforços do prefeito Juscelino Oliveira, e da secretaria de saúde Kerly Cardoso, foi possível implantar e já colocar em funcionamento esse exame que pode ajudar muito aos recém-nascidos de Açailândia e toda região". Finalizou.

 

Assessoria de comunicação Semus