notifications_none

Comitê de Ética em Pesquisa - CEP / HMA

SOBRE

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) – HMA é um colegiado interdisciplinar e independente que recebe e avalia projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Possui membros das áreas da saúde, ciên... Leia Mais

Endereço
location_on Rua Anita Garibaldi, 567 - centro phone business das 08:00 hs ás 14:00 hs

Sobre


Imagem7.png

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) – HMA é um colegiado interdisciplinar e independente que recebe e avalia projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Possui membros das áreas da saúde, ciências exatas, sociais e humanas. Que avaliam projetos de suas respectivas áreas de conhecimento de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde - CNS. Foi criado nos termos da resolução CNS 466/12, para defender os interesses dos sujeitos em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos e científicos.

O CEP/HMA é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos das pesquisas que, de uma forma ou de outra, envolvem seres humanos e as suas atribuições são de caráter consultivo, deliberativo e educativo.

O Sistema CEP/CONEP age, principalmente, em defesa da segurança e dos direitos dos participantes de pesquisa, mas se corresponsabiliza, junto aos pesquisadores e patrocinadores, no compromisso do desenvolvimento das pesquisas e da ciência com valores éticos.

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos participante da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade dos trabalhos científicos ao avaliar a adequação da proposta da pesquisa, dos materiais e métodos, da abrangência das referencias bibliográficas, para a discussão de conhecimento no desenvolvimento institucional e social da comunidade e para a valorização do pesquisador ao ter sua pesquisa reconhecida do ponto de vista ético e cientifico.


BANNER_PLAT_BRASIL.png

TREINA.pngmanual_pesquisador.pngmanual_cep.pngguia_perfis.png


 

 

membros.jpg
agenda.png
normativa.jpgregimento.jpgorientacoes.jpg

Imagem8.png

Imagem9.pngImagem12.png