TREINAMENTO PARA COLABORADORES DO HMA – HOSPITAL MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA

Publicado em: 16/05/2023

Com o objetivo de capacitar a mão de obra, para prestar serviços de qualidade, com excelência e resolutividade, o Hospital Municipal de Açailândia, no dia 16 de maio, realizou um treinamento com a equipe do setor de higienização, lavanderia e hotelaria desta unidade de saúde sobre processamento de roupas em ambiente hospitalar e sobre lavagem das mãos.

O evento foi organizado pela Direção do HMA, juntamente com a coordenadora Andressa Barbosa atuante no setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com o intuito de qualificar os colaboradores deste setor.

As unidades de processamento da roupa, de lavanderia e de hotelaria de serviços de saúde são considerada um setor de apoio que tem como finalidade coletar, pesar, separar, processar, confeccionar, reparar e distribuir roupas em condições de uso, higiene, quantidade, qualidade e conservação a todas as unidades do serviço de saúde. Ela exerce uma atividade especializada, garantindo o atendimento à demanda e a continuidade da assistência hospitalar.

No treinamento foram abordadas as boas práticas nos setores de processamento de roupas, de lavanderia e de hotelaria de serviços de saúde, prevenindo e controlando os riscos, as etapas de coleta, separação, lavagem, secagem, classificação, distribuição em perfeitas condições de higiene e armazenamento das peças de roupa, assegurando a sua integridade, em quantidade adequada a todas as unidades do hospital, de acordo com as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Outro assunto abordado foi Treinamentos de Higienização das Mãos. O simples ato de higienizar as mãos ganhou notoriedade pública durante a Pandemia da Covid-19. O Hospital Municipal de Açailândia (HMA), relembrou esse treinamento para o combate e prevenção às infecções hospitalares transmitidas pelo contato das mãos. Ressaltando a importância de cumprir todos os protocolos de segurança e evitar contaminações durante procedimentos de atendimento hospitalar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a higienização das mãos é a forma mais eficaz de evitar a transmissão de doenças e infecções nos hospitais e outros ambientes de saúde.

Segundo a coordenadora da CCIH, Andressa Barbosa, durante a ação liderada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), os colaboradores de saúde foram orientados sobre as técnicas corretas de higienização das mãos e o momento adequado para realizá-las, reforçando, também as boas práticas no processamento de roupas, de lavanderia e de hotelaria, como processo de apoio essencial ao cliente hospitalar, ligado à qualidade dos cuidados médicos e especializados no atendimento ao paciente, pois está envolvido na prevenção e controle de infecção, correta recuperação, maior conforto e segurança do paciente e da equipe.