Solenidade marca Diplomação de Conselheiros Tutelares de Açailândia

Publicado em: 18/11/2019

Os conselheiros eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020.

Nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, aconteceu na Prefeitura Municipal, no gabinete do prefeito Aluísio Sousa, a solenidade de diplomação dos novos Conselheiros Tutelares de Açailândia.

Compareceram na diplomação os cinco conselheiros titulares: Adenise Silva Sousa Calado, Edna Maria Alves dos Santos, Itamara Regina Pereira Ferreira, Terezinha Braz de Almeida e Wenison dos Santos do Nascimento. Bem como os cinco suplentes:  Edna Maria Vaz da Silva, Jeane da Silva Melo, José Cardoso Ramos (José Arlis), Laliany Silva e  Lusiane Araújo da Silva (Taty).  Todos foram eleitos para o mandato de 2020 a 2024.

A cerimônia foi iniciada com a palavra do Procurador Geral do Município, Dr. Renan Rodrigues Sorvos, representando o prefeito Aluísio Sousa e Silva. Sorvos parabenizou os conselheiros por seu dia e agradeceu a presença de todos. “Os novos conselheiros terão a árdua missão de cuidar das crianças do município de Açailândia. A atual administração, representada pelo prefeito Aluísio, tem o compromisso com o Conselho Tutelar e com as crianças e adolescentes de nossa cidade. O prefeito me pediu para acompanhar este ato importante de diplomação, deixando a mensagem que a administração municipal, juntamente com as secretarias, tem o compromisso de apoiar o Conselho Tutelar incondicionalmente”, disse o Procurador.

A presidente do COMUCAA, Ângela Márcia, também mencionou os desafios que os conselheiros passam em Açailândia e a importância deste conselho para o município e a sociedade em geral. “O Conselho Municipal está de parabéns, juntamente com a Administração Municipal e Secretaria de Assistência Social, porque são os órgãos responsáveis pelo processo de eleição. Temos só que agradecer primeiramente a Deus, aos colaboradores e a todos os conselheiros eleitos. Sabemos que não foi fácil para que eles pudessem estar aqui. Hoje já daremos início ao processo de formação obrigatória para todos objetivando agregar maiores conhecimentos. Em janeiro teremos a solenidade de posse”, destaca Ângela Márcia.

A conselheira Terezinha Braz falou da emoção de ser reeleita. “Estou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho e o carinho da população em me confiar mais uma vez o mandato. Gostaria de agradecer a todos: os meus amigos, familiares e a sociedade açailandense por mais esta oportunidade. Para mim é muito gratificante poder estar zelando pelos direitos de nossas crianças. Quero dizer que agora me sinto bem mais preparada, com mais experiência para conduzir o trabalho que temos pela frente com muito amor e resolvendo os problemas junto com o sistema”, finalizou Terezinha.

Além do Procurador, Dr. Renan Sorvos, participaram da solenidade, a Chefe de Gabinete Rosa Nascimento, o Chefe da Comissão do Processo Eleitoral, Nilo Pereira Lima, a Secretária de Assistência Social, Lennilda Costa, o Secretário de Cultura “Xico Cruz”, a Secretária de Administração, Vera Carvalho, o Assessor de Articulação Política, Cleones Matos, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Melgaço Chaves, e a Assessora Especial de Comunicação, Isabel Logrado.

O Conselho Municipal dos Direitos Da Criança e do Adolescente (CMDCA) viabilizou um profissional para realizar uma formação durante cinco dias aos novos conselheiros eleitos, visando à preparação dos conselheiros que tomarão posse nas primeiras semanas de Janeiro de 2020. Ao todo foram eleitos cinco conselheiros e cinco suplentes e o mandato de conselheiro tutelar será exercido durante 4 anos.

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

_______________________________________________________________________