Servidores da Secretaria de Assistência Social participam da aula inaugural do curso de libras

Publicado em: 27/03/2018

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram da aula inaugural do curso de capacitação para prestar atendimentos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em Açailândia. O evento foi realizado na última segunda-feira,26 no auditório da Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio, localizada no centro da cidade.

O curso de Capacitação em Libras oferecido aos servidores da Assistência Social – SEMAS, tem a finalidade de capacitar servidores com conhecimentos básicos primários da Língua Brasileiras de Libras, além de garantir a comunicação entre servidores ouvintes e surdos da comunidade açailandense.

“Esta capacitação, vai facilitar a comunicação e garantir o direito à acessibilidade linguística dos surdos, bem como aos serviços ofertados igualitariamente aos mesmos por esta secretaria”, disse o professor Ailton Lima.

Ainda de acordo com o professor Ailton que vai ministrar o curso, a capacitação terá a duração de três meses e é, de iniciativa da Secretária Zetinha Sampaio, em cumprimento a Lei 10.436/2002 que prevê 5% dos servidores capacitados na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que inicialmente nesta primeira etapa está contemplando 50 servidores.

Os servidores agraciados com a capacitação em LIBRAS, assistirão aulas duas vezes por semana, sendo na quarta e sexta-feira, com a duração de três meses.  Após o curso, os profissionais poderão utilizar o conhecimento adquirido para abordar as pessoas possuidoras desta deficiência, o que vai facilitar a comunicação entre os profissionais e a população. As aulas servirão também para oferecer uma acessibilidade comunicativa, o que é essencial no serviço público, além de Trabalhar o alfabeto manual de libras, numerais e outros elementos que possam facilitar esse processo.

ASCOM-PMA  Por: Antonio Maria