Semana do Bebê segue com palestras voltadas para mães adolescentes

Publicado em: 27/10/2016

A programação da Semana do Bebê que aconteceu em Açailândia, com a iniciativa da Secretaria de Assistência Social e em parceria com outras pastas do governo municipal, como a Educação, Saúde, assim como COMUCAA e CONTUA, encerrou hoje (27), com uma grande caminhada. Este ano, o evento disponibilizou palestras que abrangeram temas voltados para adolescentes de primeira gestação, bem como todos os cuidados que elas devem ter em benefício das crianças. As ações foram realizadas simultaneamente nos bairros, assim como também e zona rural do nosso município.

Foram abordados: o aleitamento materno, os cuidados com o bebê e com a criança portadora de deficiência; terapia ocupacional para os bebês, segurança alimentar e saudável, conversas, atividades físicas ministradas por profissionais educadores físicos e medicina pediátrica e ginecológica. As responsáveis pelas palestras foram, o Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN) e o Programa da Saúde da Criança tendo como palestrante, a Nutricionista Thamyres Albuquerque que falou e informou sobre a alimentação saudável na gravidez e também como alimentar as crianças da 1ª Infância.

A médica pediatra Silvana Silvestre ministrou sobre os cuidados e desenvolvimento do recém-nascido e a importância do aleitamento materno. Já o enfermeiro Henrique, socorrista do SAMU falou sobre todos os procedimentos de primeiros-socorros, utilizando vídeos e simulações. O alvo foi as mães gestantes e adolescentes que são acompanhadas pelo Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD) da Secretaria Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Igreja Batista da Promessa, ocasião em que as mães foram contempladas com o “kit Bebê” e participaram de um lanche oferecido pelas Coordenadoras desta ação, Hyandra Almeida e Priscila Barboza da SEMUS.

No início da manhã desta Quinta-Feira (27), todos os envolvidos na organização do evento participaram de uma grande caminhada que contou com servidores das secretarias do município, entidades de classe, apresentações de bandas de música e ginastas. Contou também com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Fátima Camelo e toda a sua equipe de trabalho. A Caminhada teve início na Praça do Mercado, passou pelas principais ruas de Açailândia e encerrou na Praça do Pioneiro com as palavras de agradecimento de Fátima Camelo a todos os envolvidos e também para aquelas às pessoas que se encontravam na praça naquele momento.