Secretaria de Saúde apresenta o Plano de Contingência de Combate ao COVID-19

Publicado em: 02/04/2020

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou hoje (02/04), apresentou aos profissionais atuantes nas Equipes de Estratégia Saúde da Família o Plano Municipal de Contingência ao Novo Coronavírus COVID-19.

A Coordenação da Atenção Básica organizou o evento, que aconteceu no auditório da Associação Comercial de Açailândia. As enfermeiras Keydilane Sampaio e Rosália Sousa ficaram responsáveis pela apresentação.

O Plano adota a ferramenta de classificação de emergência em três níveis, seguindo a mesma linha utilizada globalmente na preparação e resposta em todo o mundo. Deste modo, recomenda-se que a Secretaria de Saúde, bem como serviços de saúde pública ou privada, agências e empresas tomem conhecimento do plano de contingência e medidas de resposta. Toda medida deve ser proporcional e restrita aos riscos vigentes. Dar ciência aos profissionais do Plano tem por objetivo a atualização dos protocolos emitidos pelo governo federal e estadual, tendo como palestrantes a Dra. Karla Brandão e a Enfermeira Terezinha, o momento foi de explicações e esclarecimentos de dúvidas. Além de apresentar a realidade que vive o município para enfrentar essa pandemia.

Segundo Keydilane Sampaio podemos pecar pelo excesso de zelo, mas não por negligência, “Em situações epidêmicas, as etapas iniciais da resposta são realizadas com base em poucas ou frágeis evidências. A avaliação de riscos nessas circunstâncias requer flexibilidade e, possivelmente, erros por precaução. O nível de resposta será ajustado adequadamente quando uma melhor avaliação de risco puder ser feita à luz de mais informações disponíveis”, explicou.

A enfermeira Rosália Sousa explicou a importância da elaboração do Plano, “Este documento tem o objetivo de sistematizar as ações e procedimentos no que diz respeito à resposta à epidemia pelo Coronavírus 2019 (COVID-19), a serem desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Açailândia As ações propostas estão previstas para a fase atual da epidemia e a situação de risco do país em relação à potencial disseminação no território nacional. ⠀

O Plano Municipal de Contingência ao Novo Coronavírus COVID-19, em caso de surto, define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada nível de resposta. Cabe ressaltar que o cenário está sendo monitorado sistematicamente, tendo em vista o desenvolvimento de conhecimento científico e evolução dos quadros, para garantir que o nível de resposta seja adequado e as medidas correspondentes sejam adotadas.

ASCOM - PMA

_______________________________________________________________________