Secretaria de Educação inicia o projeto “Busca Ativa Escolar” em Açailândia


    Publicado em: 18/07/2019


 “A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão”.

 

A Prefeitura de Açailândia, Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação Operacional em parceria com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Cultura, Comunidades católicas e evangélicas, Judiciário e outros órgãos, iniciou na última segunda-feira,15, o projeto “Busca Ativa Escolar” em todos os estabelecimentos de ensino da rede municipal.   

 

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

O programa Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Em Açailândia o programa é desenvolvido pela Coordenadora Operacional da Secretaria de Educação, Djara Vasconcelos que tem a responsabilidade de organizar os grupos e preparar supervisores multiplicadores do projeto. “Achei por bem, convidar vários segmentos da sociedade civil organizada, a exemplo das igrejas católicas e evangélicas, Poder Judiciários, Conselheiros Tutelares que são cadastrados como Formadores Institucionais, entre outros. Estas parcerias fortalece e ajuda o programa atingir os objetivos e ter maior abrangência”, ressalta Djara Vasconcelos.

De acordo com Djara Vasconcelos, para conhecer de perto a situação escolar de cada aluno e de como está a evasão escolar no município, está visitando todas as escolas, pegando endereço, telefone da família do aluno, conversando com os responsáveis, informa os direitos e deveres de cada um, bem como suas responsabilidades.  “Posteriormente volto a visitar as casas destes familiares com a finalidade de direcionar estas crianças para a escola mais próxima reingressando estes alunos para a sala de aula”, finaliza a coordenadora afirmando ainda que o programa conta ainda com as parcerias do COMUCAA, ECVC/Católica, Conselho Municipal de Educação, Comissão Juvenil, Pastoral da Criança e Imprensa local.

Para fortalecer ainda mais o programa, no próximo mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação estará realizando a Formação dos Supervisores Institucionais, Técnicos Verificadores e Agentes Comunitários.

ASCOM-PMA-Por: Antônio Maria