Secretaria da Mulher de Açailândia participa do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres

Publicado em: 13/06/2024

Entre os dias 11 e 12 de junho de 2024, Valéria Sousa, a Secretária Municipal da Mulher de Açailândia, esteve presente no II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres. O evento, sediado no Museu da República em Brasília, contou com a participação de mais de 400 gestoras dos setores estaduais, distrital e municipais.

Promovido pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, o fórum se destacou como um espaço vital para o debate e a concretização de políticas públicas voltadas ao público feminino. O objetivo central foi intensificar o diálogo e melhorar os serviços oferecidos às mulheres.

Durante o encontro, houve uma profunda discussão sobre a administração das políticas públicas, a troca de experiências exitosas, a crescente inserção feminina em posições de liderança e as metodologias para a integração e coordenação das políticas direcionadas às mulheres.

Os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) desempenham um papel crucial na garantia de direitos, na promoção da autonomia e igualdade, e no combate a todas as formas de violência contra as mulheres. Presentes em vários municípios brasileiros, essas entidades são fundamentais para amplificar as iniciativas e para a articulação, organização, elaboração, coordenação e execução das políticas públicas.

Demandas específicas foram levantadas durante o fórum, com o compromisso de atender às necessidades regionais. Para alcançar um Brasil verdadeiramente equitativo, é imprescindível assegurar a segurança, o bem-estar e a dignidade das mulheres, que representam 52% da população nacional.

Com novas energias e demandas definidas, reafirmamos nosso compromisso de lutar incansavelmente pelos direitos das mulheres em todo o país.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você