Saúde orienta sobre importância da higienização das mãos

Publicado em: 04/04/2020

Você sabia que uma simples lavagem de mãos pode ser alternativa eficaz na prevenção de infecções graves? De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ato de lavar as mãos corretamente impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos, entre eles, o coronavírus (Covid-19).

“A lavagem das mãos deve acontecer de acordo com as superfícies com que a pessoa entra em contato, ser feita com água e sabão e durar pelo menos 1 minuto”, orienta Karla Brandão, médica do Hospital Municipal de Açailândia. Para o álcool 70% em gel ou solução, a orientação é friccionar as mãos pelo menos por 20 segundos.

Como a transmissão do coronavírus (Covid-19) ocorre pelo ar, via espirro, tosse e gotículas de salivas, ou por contato pessoal, o ato de lavar as mãos frequentemente é determinante para prevenir o contágio. “É muito importante que a população passe a aderir ao hábito de lavar bem as mãos, além de tomar outras medidas, como usar o álcool 70% e evitar aglomerações”, reforça Karla Brandão.

Ainda segundo a médica, os profissionais da saúde devem respeitar os cinco momentos de higienização das mãos. Apesar das especificidades entre a lavagem das mãos dos profissionais que atuam no sistema de saúde e da população em geral, todos devem tomar medidas de precaução padrão. “O ideal é que você higienize as unhas, o dorso das mãos, entre os dedos, a polpa digital para que se tenha uma lavagem completa”, orienta.

lavar-as-maos

ASCOM - PMA