SETEMBRO VERDE – MÊS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMDIPE REALIZA PALESTRRAS EM AÇAILÂNDIA

Publicado em: 13/09/2021

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – COMDIPE, com apoio da Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza palestras sobre Setembro Verde, mês dedicado às Campanhas de inclusão social das pessoas com deficiência.

A campanha convida toda a sociedade e os poderes para discutirem políticas públicas, bem como a refletir o que cada cidadão pode fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e garantidos.

O evento aconteceu na manhã de sexta-feira, 10/09 no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Açailândia, com a coordenada por Dr. Erno Sorvos e Ana Hélia Soares e a participação de palestrantes, como a Dra. Regina Célia Nobre, que discorreu sobre “A importância da Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência na Sociedade”, a Promotora de Justiça, Dra. Cristiane dos Santos Donatini, que esclareceu sobre a “Curatela e o papel do curador”.  E por fim, a palestra com o tema “Acesso dos benefícios previdenciários para as pessoas com deficiência”, ministrado pela Dra. Priscila Nogueira Araújo Selares. E contou com a colaboração de intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva.

A programação contou com o apoio da Prefeitura de Açailândia, SEMAS, Prefeitura de Imperatriz, Prefeitura de São Luís (SEMEPED), Ministério Público do Estado do Maranhão, Associação de Parkinson de Açailândia, Associação de Surdos de Açailândia e Câmara Municipal de Vereadores de Açailândia.

“Estamos no mês nacional da inclusão da pessoa com deficiência. Durante todo o mês, estaremos discutindo a questão da inclusão dos direitos das pessoas com deficiência, debatendo junto às pessoas da sociedade uma forma mais alternativa de tornarmos estas pessoas mais visíveis, mais ativas e participativas na sociedade de modo em geral. Em Açailândia precisamos de muitas mudanças. No entanto, já avançamos muito com as atividades do Conselho Municipal, parcerias das associações, prefeitura e promotorias. Vale lembrar que diferente de outras administrações o prefeito Aluísio tem sido muito sensível às nossas causa e lutas. Estamos sempre apresentando pautas para ele e sempre somos bem recebidos”, ponderou Ana Hélia.

A Secretária de Assistência Social, Dra. Patrícia Girotto destacou a importância da campanha no munícipio. “O mês marca a luta de inclusão da pessoa com deficiência. Temos que entender que esta luta não é apenas do Poder Público, é de todos nós. Precisamos cada dia fazer mais inclusão social e muito mais acessibilidade para esta classe em nossa cidade. Temos o Conselho que trabalha junto com a administração e estamos sempre trabalhando em conjunto, buscando soluções e diálogo com o prefeito municipal para melhorar a inclusão social em nossa cidade”, finalizou Patrícia Giroto

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você