SETEMBRO AMARELO: PALESTRAS NAS ESCOLAS ORIENTAM ALUNOS SOBRE A PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Publicado em: 15/09/2022

A campanha Setembro Amarelo reserva este mês para ações que previnam o suicídio. Em Açailândia, a iniciativa é intersetorial, envolvendo várias secretarias e órgãos públicos em nossa cidade.

No Brasil, o suicídio é considerado a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, diante desse dado alarmante, é necessário falar sobre o assunto desde cedo, tanto na escola e quanto em casa, para que se crie uma rede de apoio sólida em torno dos jovens. A escola é o espaço em que as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia, onde convivem com colegas e formam as suas habilidades socioemocionais.

Segundo a coordenadora do PSE – Educação, Anielle Alves Marquesini, o objetivo é quebrar o tabu de falar sobre suicídio e salvar vidas. Para tratar esse assunto delicado nas escolas, é preciso fornecer mecanismos para que os estudantes conheçam os seus sentimentos e desenvolvam as suas habilidades socioemocionais com maior segurança.
Confira algumas fotos da ação nas escolas

SME realiza palestras sobre alimentação saudável para os alunos da EJA da Rede Municipal de Ensino

Desde o início de mês de setembro, as equipes do PSE – Programa Saúde na Escola e do DASCA - Departamento de Atenção à Saúde da Criança e ao Adolescente estão realizando palestras nas escolas da Rede Municipal de Ensino sobre que atendem alunos da EJA – Educação para Jovens e Adultos sobre alimentação saudável.

Com dinâmicas que envolveram os alunos, a palestra abordou sobre a importância do consumo de uma alimentação mais natural, com dicas sobre evitar alimentos industrializados, sugestão de cinco refeições por dia, preferir alimentos regionais e as indicações dos 10 passos para a alimentação saudável. As palestras são ministradas por nutricionistas da rede de saúde e educação.

A temática faz parte das ações preestabelecidas pelo Programa Saúde na Escola, por meio dos Ministérios da Saúde e da Educação, com apoio das secretarias municipais de Educação e da Saúde para promover orientações aos alunos. O objetivo da ação é estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do aluno e a sua qualidade de vida.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você.