SERVIDORES MUNICIPAIS E CORPO DE BOMBEIRO MILITAR PARTICIPAM TREINAMENTO CONTRA INCÊNDIOS EM AÇAILÂNDIA

Publicado em: 18/05/2022

Na manhã desta quarta-feira, 18/05, no auditório da SME - Secretaria Municipal de Educação, integrantes das secretarias de Meio Ambiente, da Agricultura, da Educação, da Indústria e Comércio, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiro Militar, da Vigilância Sanitáia em Saúde e do SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto  participaram de uma Oficina Presencial de Capacitação em Ferramentas de Monitoramento de Incêndios, como Google Earth e portais online, dentro do Programa Integra Anti-Queimadas, promovida pela CELEO, uma das empresas responsáveis pela operação, manutenção de subestações, e de unidades geradoras de energia fotovoltaica em linhas de transmissão de energia de alta tensão no Brasil.

Além disso, desde 2017, a CELEO REDES em parceria com as comunidades vizinhas às suas Linhas de Transmissão desenvolveu o Programa Integra, que busca contribuir com a prevenção e o combate às queimadas e incêndios florestais.

A palestra e oficina foi ministrada pela Assistente de Projetos da empresa Drascos, Natália Albuquerque, que discorreu sobre os conceitos de queimadas, aspectos de segurança, combate aos incêndios, além dos fatores ambientais que possam contribuir com os incêndios, bem como o monitoramento das queimadas no município e região.

A palestrante Natália Albuquerque ressalta que Açailândia foi um dos municípios selecionados para a realização da capacitação através do mapa de suscetibilidade. “Desta vez, nós iremos realizar uma capacitação através da ferramenta do Google/Uol que pode auxiliar no monitoramento das queimadas. Vamos distribuir o material educomunicativo, compartilhamento de certificados, apresentações de vídeos, objetivando alcançar cada vez mais grande parte da população e que através das secretarias doo município esta mesma ação chegues nas escolas da rede pública”, pontuou Natália.

Na oportunidade, os agentes da Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente informaram que mantém atividades de combate às queimadas no perímetro urbano, através de panfletagens, divulgação em mídias digitais, Rádios e TV, para assim mitigar as ações danosas.

O Secretário interino de Meio Ambiente Claudenir Viegas destacou a importância do evento realizado no município. “É um evento muito oportuno pelo fato de que já estamos saindo do período de inverno e chegando na estação do verão, período de estiagem. Esta é mais uma razão para juntos discutirmos sobre o combate às queimadas e incêndios em nosso município que é considerado um problema recorrente no município. O prefeito Aluísio sempre tem nos pedidos para realizarmos campanhas sobre esta temática e desta forma conscientizar a população sobre este assunto”, finaliza Viegas.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você.