SERVIDORES DA SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO PARA A MONKEYPOX

Publicado em: 26/08/2022

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo treinamento para profissionais e servidores da Saúde nas unidades Básicas de Saúde do município sobre Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos.

A ação faz parte da programação de capacitação dos servidores para a detecção e diagnóstico precoce da Monkeypox. O treinamento é voltado para todo profissional que atua na saúde, independentemente do cargo, e acontece em cada UBS do município. Os servidores estão recebendo treinamento para traçar o plano de ação ao enfrentamento com orientações de como proceder com os casos que poderão aparecer de monkeypox.

A coordenadora da Atenção Básica, Raquel Rocha, explica que o treinamento tem o objetivo de passar para os servidores da saúde as medidas e orientação que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Ministério da Saúde têm preconizado para os municípios.

“Na capacitação, informamos sobre sintomas da doença e procedimentos de coleta de material para exames, orientamos sobre os cuidados com o paciente durante atendimento na rede de saúde e nos casos necessários de internação. É uma doença nova para o Brasil e temos que estar preparados para combatê-la, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde”, diz.

SOBRE A DOENÇA

A Monkeypox é transmitida por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de animais infectados. A transmissão entre humanos ocorre pelo contato próximo ou íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. Pode ocorrer também por secreções em objetos, roupas, roupas de cama ou toalhas e superfícies utilizadas pelo doente.

Os sintomas mais comuns são: febre; dor de cabeça; dores musculares; dor nas costas; gânglios (linfonodos) inchados; calafrios; exaustão. Para se prevenir é necessário redobrar os cuidados no dia a dia, como lavar as mãos constantemente. O uso de máscaras também é um fator importante para evitar a contaminação, já que o contágio pode acontecer pelas vias respiratórias.