SERVIDORES DA SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR AO RECEBER UNIDADE DO CEREST
Publicado em: 25/05/2023
Os servidores da Açailândia do setor d Vigilância em Saúde, núcleo hospitalar, Atenção Básica, colaboradores da CEREST, do CTA e do Centro de Referências Técnicas Regionais estão participando de uma capacitação em Saúde do Trabalhador, de 23 a 25 de maio, no auditório da sede da Vigilância em Saúde, em Açailândia, com o objetivo de preparar estes profissionais para atuarem no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional Açailândia.
O CEREST é gerenciado pela Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), vinculado à Regional e à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST). Suas ações são direcionadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como área de abrangência os 08 municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Açailândia.
A capacitação foi conduzida pela equipe técnica do CEREST: Celso Henrique, engenheiro do trabalho; Maria Aflitos, enfermeira do trabalho; Adriana Feijão, fonoaudióloga; Tais Redes, coordenadora do CEREST Estadual. Na capacitação, foram abordando os temas de “O que é o CEREST?”; “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; “O sistema de notificação de agravos”; “Inspeção no trabalho”, visando qualifica as ações da administração municipal na área da saúde do trabalhador.
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Clodoaldo Cardoso, a vinda da unidade do CEREST para Açailândia qualifica as ações da administração municipal na área da saúde do trabalhador. E essa capacitação aborda a relação saúde e trabalho, já que o CEREST tem como objetivo tornar saudável a relação do ser humano com o trabalho, agindo na perspectiva da vigilância e da prevenção, educação e assistência em saúde do trabalhador nos municípios.
Para Adriana Alencar, a capacitação oportuniza aquisição de conhecimento para promover a saúde do trabalhador. “A capacitação é excelente para adquirir conhecimento sistematizado com o olhar também voltado para os cuidados e saúde do trabalhador. Ajudando desenvolver protocolos de prevenção, controle e enfrentamento dos problemas de saúde relacionados ao trabalho e intensifique os cuidados com os trabalhadores. Garantido, por meio de políticas públicas e socioeconômicas, a redução do risco de doenças relacionadas ao trabalho”, concluiu a coordenadora do CEREST Regional Açailândia.
ASCOM
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você