SEMUS reforça ações de saúde no período que antecede o Carnaval

Publicado em: 09/02/2024

Para conscientizar a população sobre a importância do uso da camisinha para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou ações na semana que antecede o Carnaval de 2024, o tema da campanha deste ano tem como o slogan ‘Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer’, a exemplo do Ministério da Saúde.

Usar preservativo é uma das formas de prevenção contra as doenças contagiosas e transmissíveis. A ação contou com distribuição preservativos para os açailandenses. Além disso, realizou testes rápidos, aferição de pressão e orientações de prevenção.

Andressa Barbosa, coordenadora da Vigilância Sanitária de Açailândia, destaca sobre a ação que está sendo realizada. “Hoje, estamos aqui na Praça do Mercado Municipal para realizar a ação de conscientização, prevenção e promoção de saúde da população em geral. As equipes da Atenção Básica e Serviço de Atenção Especializada (SAE) estão realizando atividades de educação em Saúde, abordando temas como prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, chamando a atenção para a proteção e o uso da camisinha, fazendo testes rápidos, aferição de pressão e orientações de prevenção, neste período de Carnaval, a acidentes de trânsito, através de orientações sobre o consumo de substâncias lícitas e ilícitas”, disse.

O principal objetivo é lembrar à população que a proteção é uma peça fundamental para a festa, lado a lado como o respeito, a diversidade e a inclusão. E que atendimento, diagnóstico e tratamento para essas doenças estão disponíveis no SUS.