SEMUS RECEBE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DA FACULDADE DE MEDICINA DE AÇAILÂNDIA

Publicado em: 04/12/2023

Hoje, 04/12, a Prefeitura de Açailândia, via Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), recebeu da Faculdade de Medicina de Açailândia (FAMEAC) equipamentos e matérias permanentes que serão distribuídos às diversas unidades de saúde do município, para manutenção dos serviços à população, com o objetivo de qualificar a Rede de Atenção à Saúde Municipal e garantir melhores condições de oferta aos campos de prática para a integração ensino-serviço.

Essa entrega foi realizada por meio do convênio de cooperação Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) firmado entre a Prefeitura de Açailândia e a Faculdade de Medicina de Açailândia (FAMAEC).

O COAPES foi elaborado para garantir ações de desenvolvimento na área da saúde do município. A prefeitura de Açailândia disponibiliza o campo de prática para os alunos e residentes da Faculdade ampliando a integração ensino e serviço tão importantes para a formação dos profissionais. A FAMAEC disponibiliza investimento financeiro, por meio de quatro eixos norteadores: formação profissional, equipamentos, obras e residência médica. A definição da utilização do recurso é definida pela gestão da secretaria de Saúde.

Para Caio Rocha, coordenador administrativo e financeiro da FAMEAC, a parceria entre o município e a Faculdade é um instrumento de mão dupla que beneficia a população e os acadêmicos de Medicina. “Essa ação faz parte do nosso processo contínuo de repasse de materiais referentes ao nosso convênio com a Prefeitura de Açailândia e Secretaria de Saúde, por meio do COAPES, em que a Faculdade faz o repasse de equipamentos e materiais para o abastecimento das Unidades Básicas de Saúde, hospitais e postos de atendimento à população de Açailândia”, enfatizou.

A coordenadora da SEMUS, Andressa Barbosa, ressaltou a importância desses repasses para fortalecer os serviços de saúde do município. “Essa parceria entre Prefeitura de Açailândia, via Secretaria de Saúde, e Faculdade de Medicina de Açailândia, viabilizada pelo COAPES, é importante pois disponibiliza o campo de prática na rede municipal para formação dos futuros médicos, que desde já, estão sendo preparados para sua atuação no SUS e no município de Açailândia, por outro lado, a doação ajuda a fortalecer e qualificar a assistência nos nossos serviços à comunidade”, afirmou.

O COAPES, por meio de seus repasses estratégicos e comprometidos, desempenha um papel crucial na busca por serviços de saúde de qualidade na região, pois é o órgão que faz a ponte entre as unidades de saúde do município e a instituição de ensino que tem alunos em formação. As ações empreendidas fortalecem a infraestrutura hospitalar e a Rede de Atenção à Saúde Municipal , beneficiando não apenas os cidadãos mas também os estudantes.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você