SEMUS E IDOMED FAMEAC PROMOVEM A 1ª JORNADA MÉDICA EM AÇAILÂNDIA
Publicado em: 26/06/2023
Acontece no dia 26 de junho, a 1ªJornada Médica da IDOMED | FAMEAC em Açailândia, com o tema “Hanseníase do diagnóstico ao tratamento”. O objetivo foi promover a capacitação dos profissionais da área da saúde e médicos da região sobre a doença do diagnóstico e ao comprometimento do Sistema Nervoso Periférico.
O evento nasceu de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Açailândia – IDOMED | FAMEAC, e a Prefeitura de Açailândia, via Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo da jornada é a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, no intuito de capacitar ainda mais os profissionais de saúde da rede municipal pública, que participaram de um treinamento específico realizado durante toda a manhã.
Na oportunidade, estiveram presentes mais de 20 médicos da Atenção Primária à Saúde e foram realizadas palestras com as professoras da instituição, Jullyana Teófilo (fisioterapeuta) e Madeline Porto (médica especialista em Atenção Primária à Saúde), ambas com experiência na luta contra a doença, inclusive com atuação direta no Centro de Controle de Agravos de Hanseníase.
Na oportunidade, foram abordadas questões como o diagnóstico, tratamento inicial e avançado, as medicações, avaliação e acompanhamento do paciente, além da análise de reações e discussão prática de um caso de hanseníase.
O secretário de Saúde de Açailândia, Dr. Johnathas de Oliveira, participou do evento e diz que falar sobre a hanseníase em nosso município é de extrema necessidade: “A hanseníase é uma doença crônica que pode afetar qualquer pessoa. O conhecimento acerca de hanseníase é indispensável para profissionais da rede pública e acadêmicos de medicina em Açailândia. Nossa região ainda tem grande prevalência da doença. Geralmente o período de incubação dura de dois a cinco anos e as manifestações dos sintomas variam de acordo com o grau do paciente diagnosticado. É importante ressaltar que todo o tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o titular da SEMUS.
“Nesse primeiro momento visamos reunir os profissionais para discutir a hanseníase, valorizando a educação e capacitação em saúde. Contamos com especialistas com ampla experiência no combate à doença para um bate-papo durante às quatro horas de treinamento”, explica a médica e professora do IDOMED | FAMEAC, Carla Lopes, uma das organizadoras do evento.
A expectativa é que o evento siga no decorrer do ano, abordando novas temáticas.
ASCOM
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você