SEMAS participa de Capacitação para o Guia de Visita Domiciliar do Programa Criança Feliz

Publicado em: 08/04/2024

A SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão promoveu uma capacitação em GVD – Guia de Visita Domiciliar para profissionais do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social/Programa Criança Feliz e (PISUAS/PCF) na Faculdade Unissulma em Imperatriz, entre os dias 02 e 05 de abril. Estão presentes profissionais de 08 (oito) municípios, que compõe a regional, com equipes compostas por coordenadores, supervisores e técnicos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

As servidoras do município de Açailândia Katherine Cristina Barroso, supervisora do Programa Criança Feliz, Mauritânia Souza, Coordenadora do CRAS, e Viviane Avelino, visitadora do Programa Criança Feliz, participaram do evento que visa instrumentalizar as equipes para qualificação das ações/atividades em nosso município.

Com o objetivo de formar equipes municipais que atuam no âmbito do Programa Primeira Infância no SUAS para o Guia de Visita Domiciliar (GVD), durante o treinamento, foram desenvolvidas atividades de sensibilização, estudo de casos, planejamento de visitas, dramatização e rodas de conversa.

Na oportunidade, foram abordados diversos temas, como a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, a trajetória da atenção à primeira infância no Brasil, a integração entre o SUAS e o PCF, entre outros.

Segundo Katherine Cristina Barroso, a capacitação é essencial para compreender e realizar as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, buscando estimular o desenvolvimento infantil e fortalecer as famílias. O Programa Criança Feliz visa apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, facilitando o acesso a políticas públicas através de visitas domiciliares.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você