SEMANA DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Publicado em: 24/03/2023

Com o tema “Gravidez na adolescência, não é brincadeira. É pra vida toda”, a Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência de Açailândia inicia na próxima segunda-feira (27/03), o evento é uma iniciativa do PSE – Programa Saúde na Escola em parceria com a Coordenação da Atenção Básica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, órgão da Prefeitura de Açailândia.

A Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de atenção ao adolescente, visando reforçar as medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Programação:

• 27/03 – Segunda-feira às 09h: Palestra para alunos da Escola Municipal Sarah Kubistchek sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s, ministrada pela equipe da UBS Ouro Verde, coordenada pelo enfermeiro Clelson Pessoa, no Auditório da UAB – Universidade Aberta do Brasil - Avenida Contorno – Jardim de Alah

• 27/03 – Segunda-feira às 15h: Palestra para alunos da Escola Municipal Sarah Kubistchek sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s, ministrada pela equipe da UBS Ouro Verde, coordenada pelo enfermeiro Clelson Pessoa, no Auditório da UAB – Universidade Aberta do Brasil - Avenida Contorno – Jardim de Alah

• 27/03 – Segunda-feira às 09h: Palestra para alunos da Escola Municipal Fenando Rodrigues sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s, ministrada pela equipe da UBS Maria do Carmo, coordenada pela enfermeira Rosely de Brito, na sede da Escola – na Vila Ildemar.

• 27/03 – Segunda-feira às 15h: Palestra para alunos da Escola Municipal Dr. José Edilson Caridade Ribeiro sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s, ministrada pela equipe da UBS Residencial Tropical, coordenada pela enfermeira Fernanda Borges, na sede da Escola – no Residencial Tropical.

• 29/03 – Quarta-feira às 08h: Dia de Saúde na Escola para alunos da Escola Municipal Aulídia Gonçalves dos Santos com Rodas de conversa sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s. Como também atualização vacinal, pesagem do Bolsa Família. A ação terá a coordenação da equipe da UBS Laene Soares e participação dos profissionais de saúde: Dr. Lamonier Oliveira e as enfermeiras Jéssica Freitas e Rainara Silva, na sede da Escola – na Vila Ildemar.

• 29/03 – Quarta-feira às 14h: Dia de Saúde na Escola para alunos da Escola Municipal Aulídia Gonçalves dos Santos com Rodas de conversa sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s. Como também atualização vacinal, pesagem do Bolsa Família. A ação terá a coordenação da equipe da UBS Laene Soares e participação dos profissionais de saúde: Dr. Lamonier Oliveira e as enfermeiras Jéssica Freitas e Rainara Silva, na sede da Escola – na Vila Ildemar.

• 29/03 - Quarta-feira às 09h: Palestra para alunos da Unidade Mais Integral Tânia Leite Santos sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s, ministrada pela equipe da UBS Jacu/Sunil, coordenada pela enfermeira Silvana Rollins, na sede da Escola, na rua João Pessoa, no Jacu.

• 31/03 - Quarta-feira às 09h: Palestra para alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s, ministrada pela equipe da UBS José Francisco - Piquiá, com participação da enfermeira Jubya Sousa e o enfermeiro Cássio Carneiro, na sede da Escola, no Piquiá.

• 31/03 - Quarta-feira às 14h: Palestra para alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência, Conhecimento do próprio corpo, Sexualidade, Métodos Contraceptivos e Prevenção de IST´s, ministrada pela equipe da UBS José Francisco - Piquiá, com participação da enfermeira Jubya Sousa e o enfermeiro Cássio Carneiro, na sede da Escola, no Piquiá.

A gravidez na adolescência é uma situação comum a muitas famílias e tabu para outras, mas é, ainda, um tema de saúde pública que acarreta consequências na vida dos jovens em diversos âmbitos, como na saúde física e mental, na educação, na vida profissional e autonomia na fase adulta. Por isso, é tão importante que o tema seja encarado com sensibilidade e empatia.

Nessa perspectiva, a Prefeitura de Açailândia, por meio de uma ação intersetorial entre as Secretarias de Educação e Saúde, promove a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência nos dias 27 a 31 de março.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você