SECRETÁRIO DE SAÚDE VISITA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM ZOONOSES

Publicado em: 05/04/2023

Hoje (05), o Secretário de Saúde de Açailândia, Dr. Johnathas de Oliveira, visitou a Unidade de Vigilância em Zoonoses. Acompanhado do Coordenador da Vigilância Sanitária, Clodoaldo Cardoso, foi recebido pelo diretor da UVZ, Josué Galvão, e conheceu as dependências do prédio.

No local conversou com os servidores dos diversos setores e ficou conhecendo os serviços realizados na unidade. Na pauta, conversou sobre os animais que são soltos e abandonados nas ruas do município com o objetivo de conhecer e alterar essa realidade, e também tratou de definir plano de ação para apreensão e punição dos proprietários de equinos e muares que deixarem os animais soltos em vias públicas, conforme a Lei Municipal n.º Nº 032/90, de 17 de dezembro de 1990.

Deixar animais soltos em vias públicas é proibido e quem responde civil e criminalmente pelos danos causados é o proprietário. Se você é dono de algum animal, já deve saber que precisa praticar a guarda responsável. Além de cuidar, alimentar e zelar por sua saúde, o dono tem que mantê-lo em local seguro para evitar que ele fuja e circule em vias e espaços públicos da cidade, o que pode causar acidentes de trânsito, em alguns casos até fatais. Para evitar estas ocorrências, a Prefeitura, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses - UVZ, intensifica o serviço de apreensão de animais soltos em áreas e vias públicas.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você