SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA PALESTRAS EDUCATIVAS NAS UNIDADES DE POSTO DE SAÚDE

Publicado em: 22/10/2015

O mês de outubro é dedicado à conscientização de toda sociedade sobre as atitudes necessárias para promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama.  Muitas mulheres do próprio bairro participaram da palestra educativa, como a cabeleireira Maria das Neves. “Essas palestras são muito importantes para todas as mulheres, tem muitas que não vem, mas não sabem o que estão perdendo”, disse a cabeleireira.

O secretário de saúde, Marquinhos Oliveira, esteve na unidade participando da abertura das ações. Segundo ele as ações vão acontecer em todos os postos de saúde do município.

“Esse é um trabalho coordenado pelo programa da mulher, voltado para da atenção à prevenção e é justamente o que o prefeito Juscelino Oliveira vem cobrando, a prevenção, vamos trabalhar juntos com o governo do estado, para esta levando essa atenção básica para o povo de Açailândia”, afirmou o secretário - Secretário de saúde

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura, por isso, é importante que todos mantenham-se informados sobre seus fatores de risco e diagnóstico.

Segundo o Inca, as formas mais eficazes para detecção precoce são o exame clínico e a mamografia.

Muito importante as mulheres acima dos 40 anos realizarem o exame, a palestra é boa porque chama a atenção dos pacientes para fazerem o exame, e quanto mais cedo se cuida o câncer, mais rápida é a cura”, afirmou a médica Telda Ferreira - Médica

As ações estão sendo coordenadas pelo Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher.

Além da palestra sobre o câncer de mama, as participantes vão poder fazer o autoexame da mama, e exame do colo do útero. “Esse é o mês principal desses exames, mas a secretaria de saúde trabalha com isso todos os dias, e o trabalho das unidades de saúde é a prevenção de todas as doenças, e esse mês nos estamos intensificando essas ações”, esclareceu a coordenadora do PAISM, Valéria Aquino - Coordenadora do PAISM