SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICACAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO À DOAÇÃO DE SANGUE NO “JUNHO VERMELHO”


    Publicado em: 25/06/2021


A Prefeitura, Secretaria de Saúde e Hemomar, por meio da Comissão de Humanização do HospitalMunicipal de Açailândia, estão intensificando a campanha “Junho Vermelho” que objetiva alertar a população da necessidade de manter os estoques de sangue em alta, além de conscientizar as pessoas a fazerem doação de sangue.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado todos s anos no dia 14 de junho, com homenagens aos doadores e uma intensa campanha durante o mês falando da importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas,  e principalmente conscientizar os não doadores

O sangue doado beneficia pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias, além de ajudar pacientes com doenças crônicas graves, como a falciforme e a talassemia.

Para ser um (a) doador (a) é necessário ter entre 16 e 68 anos, pesar no mínimo 50 quilos e ter bom estado de saúde. Pessoas que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar a doação e as que tiveram contato com algum paciente que teve covid-19 ou apresentou sintomas, não poderá fazer a doação de sangue no período de no mínimo 14 dias.

Para garantir a segurança do ao doador em tempo de pandemia, os doadores voluntários podem se cadastrar e agendar a doação no Hemomor/Ponto de Apoio da Regional de Açailândia.

A Técnica de Enfermagem Lélia Maria da Silva Rocha, lotada na Secretaria de Saúde e responsável pelo cadastramento e transporte de pessoas doadoras de sangue para Hemomar de Imperatriz é também quem procura doadores em Açailândia fazendo o trabalho incansável de conscientização aos moradores.  

“Eu faço o agendamento do pessoal que faz a doação no banco de sangue do Hemomar em Imperatrizconforme o limite de vagas diponíveis que são no máximo para 10 pessoas. O Hemomar de Açailândia serve como ponto de apoio para fazer a distribuição das bolsas de sangues para os hospitais que precisam”, destaca Lélia Rocha.

O Trabalho Social no município de Açailândia é desenvolvido pela Comissão de Humanização doHospital Municipal, coordenado pela Assistente Social Jerusa Maria de Castro Silva, que trabalhadiariamente fortalecendo a conscientização, bem como a importância de ser um doador. “Ás vezes, o impeditivo da doação de sangue é o desconhecimento. Em alguns casos a pessoa tem muitas dúvidas, não sabe como a ação está sendo organizada no município e os procedimentos de como fazer o cadastro e coleta. Tudo começa pela informação, fazer um trabalho de conscientização, despertar o interesse na pessoa e saber se ela tem interesse em doar, falar da segurança e higienização no ato da doação, Devemos focar principalmente da importância e finalidade da doação. É por isso, que intensificamos a campanha, frisando que “o seu sangue poderá salvar até quatro vidas”, finalizou Jerusa Castro.

ASCOM
___________________________________________________________________
Contato para a imprensa:   
Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia
ascom@acailandia.ma.gov.br