SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA AMOSTRA E DEGUSTAÇÃO DE ALIMENTOS DESTINADOS À MERENDA ESCOLAR

Publicado em: 16/06/2023

Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, via Departamento de Alimentação Escolar, promoveu na manhã de sexta-feira, 16/06, a apresentação e degustação das amostras feitas pela ACFHA - Associação dos Criadores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia, a qual foi habilitada e classificada pelo Chamamento Público nº 001/2023.

O evento registra a observação e análise dos gêneros alimentícios que serão fornecidos para alimentação escolar. O objetivo foi verificar a qualidade dos alimentos, núcleos, texturas, sabores, consistências e aromas característicos de cada produto.

Os gêneros alimentícios foram trazidos pela Associação ACFHA para que fossem avaliados e inspecionados por membros do Conselho de Alimentação Escolar e técnicos da SME, responsáveis ​​pela merenda escolar, que formam uma comissão técnica para esse fim.

A aquisição é feita de gêneros alimentares oriundos da Agricultura Familiar para compor o cardápio da Alimentação Escolar, conforme legislação do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. Dentre eles, estão diversas frutas, verduras, tubérculos, hortaliças, polpas de frutas, ovos entre outros.

Comer bem é uma das mais importantes lições que levamos para a vida. Por isso, a compra de alimentos mais nutritivos, diversificados, respeitando a sazonalidade e os hábitos alimentares locais é uma maneira de construir e moldar os hábitos alimentares dos estudantes em função das opções disponíveis e do que as pessoas à sua volta estão comendo e bebendo. Além disso, apoia o desenvolvimento da economia sustentável ao estimular o produtor familiar rural, bem como a movimentação na economia local.

Participaram da ação, membros do Conselho de Alimentação Escolar; Soanes Maria Andrade e Elizabete Nascimento; representantes do Departamento de Alimentação Escolar: Arlete Silva e Leidiane dos Santos; o presidente da Associação de Produtores de Açailândia, João Rodrigues, e a nutricionista responsável técnica da Secretaria Municipal de Educação, Andressa Paiva.

“A análise da amostra garante um padrão de qualidade que todos os gêneros alimentícios devem ter. Dessa forma, essa fase do processo é de extrema importância para garantir, através de critérios técnicos, os melhores alimentos para o preparo de uma refeição saborosa e nutritiva”, disse a nutricionista Andressa.