SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA AMOSTRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Publicado em: 23/03/2021

Secretaria de Educação apresenta produtos da Agricultura Familiar que serão incluídos no cardápio da Alimentação Escolar da rede municipal de Açailândia.

A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Alimentação Escolar, realizou na manhã desta terça-feira(23/03), no pavilhão da Escola Jurgleide Alves Sampaio, a amostra dos produtos da Alimentação Escolar, que vão chegar aos alunos da rede municipal de ensino do município de Açailândia durante o ano letivo de 2021.

Os produtos serão adquiridos através do Programa de Agricultura Familiar, cultivados por produtores da zona rural do próprio município. Dentre os produtos que são livres da aplicação de agrotóxicos estão: a alface, cheiro-verde, cebolinha, couve, pimentão, tomate, macaxeira, batata-doce, melancia banana, mamão, abóbora, tomate, limão, além de polpa de frutas como a acerola, caju e outras.

A nutricionista de SEMED, Andressa Rodrigues, falou da importância da exposição. “A amostra dos produtos alimentícios da Agricultura familiar serve para expor todos os complementos que serão utilizados na alimentação escolar do ano letivo de 2021, bem como avaliarmos a qualidades de cada tipo de alimento e como devem ser entregues nas escolas. O programa também incentiva o comércio local com a aquisição dos produtos dos ruralistas do município. A legislação vigente determina que no mínimo 30% do valor repassado ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural do município, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades”, ressaltou a nutricionista.

Para realizar a compra dos alimentos, a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Educação, realiza uma chamada pública para que os produtores apresentem seus produtos para análise e verificado se estão dentro dos critérios do programa alimentar.

Durante a amostra foi comprovada a qualidade dos produtos que serão adquiridos para a merenda escolar para o ano letivo de 2021. ⠀A secretária de Educação, Karla Nascimento, que esteve prestigiando o evento ressaltou a importância do programa. “São atendidos pelo programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos), matriculados em escolas públicas do município. Nossa preocupação é a boa qualidade dos produtos, porque ás vezes a merenda escolar é a única refeição de alguns alunos”, pontuou Karla.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), popularmente conhecido como merenda escolar e gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo, inclusive prevendo alimentação diferenciada a estudantes com restrições alimentares (diabetes, doença celíaca, entre outras).

“Todo início do ano letivo, nós realizamos esta exposição, aberta ao público docente e discente com objetivo de mostrar “in loco” a qualidade dos produtos a serem consumidos pelos alunos. Vale ressaltar que existe um processo de escolha e complementação da Alimentação Escolar, além de um rigoroso acompanhamento de profissionais nutricionistas da SEMED”, finalizou Fernanda Raposo, coordenadora do Departamento da Alimentação Escolar.

___________________________________________________________________