SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CERTIFICA PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA FORMAÇÃO E PARCERIA DO BUSCA ATIVA ESCOLAR

Publicado em: 09/07/2021

Desde que o Regime Especial de Aula não Presenciais foi implementado nas unidades escolares da rede pública municipal, no ano passado, por causa da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação de Açailândia vem monitorando a frequência dos estudantes por meio do Programa Busca Ativa Escolar.

Para conter ainda mais a evasão e o abandono escolar, o Busca Ativa conta agora, com a importante adesão e parceria dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município. Cerca de 281 profissionais da saúde estão envolvidos, colaborando diariamente no resgate de alunos que se encontram fora da escola.

Eles, que estão todos os dias visitando as residências de famílias da comunidade, realizando os serviços de saúde, são conhecedores oculares da realidade de cada uma destas famílias e por conta disso, colhem informações objetivando saber em qual casa existe aluno fora da escola. A partir daí, tal informação é repassada para a coordenação do programa para o devido acompanhamento.

Na última sexta-feira, 09 de julho, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e o Programa Busca Ativa Escolar, realizou a entrega de certificados de formação, reconhecimento e parceria destes profissionais no trabalho em regime de colaboração com o Programa Busca Ativa Escolar, Fora da Escola não Pode!

“O trabalho em parceria contribui para que juntos possamos fazer a diferença de forma a oportunizar a essa criança ou adolescente o direito de estar na escola, de estudar e aprender. Isso impacta não só na vida dele, mas de toda a cadeia que o cerca. Hoje, estamos valorizando a parceria com os profissionais da saúde que para nós, estão sendo valorosos parceiros na educação do município”, ponderou Djara Vasconcelos, coordenadora do Busca Ativa.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Açailândia, ressaltou a importância do reconhecimento voltado para a classe da saúde dentro do programa.

“Agente entende que aquilo que vem de benefício para a comunidade, também é atribuição nossa. Nós temos todas as informações das famílias nas quais fazemos o acompanhamento, então, o que for para o melhoramento da comunidade nos colocamos a disposição. Queremos parabenizar o município pela iniciativa e reconhecimento do nosso trabalho”, finalizou Milton Lopes.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você