SECRETARIA DA MULHER PARTICIPA DE PROGRAMAÇÃO DA CÂMARA ALUSIVA À CONQUISTA DO VOTO FEMININO

Publicado em: 24/02/2023

Por inciativa do vereador Denes Pereira, a Câmara promoveu uma programação especial para comemorar e chamar a atenção da sociedade, por ocasião do dia 24 de fevereiro, Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, instituído pelo então presidente Getúlio Vargas no Código Eleitoral, que assegurou o voto a todas as mulheres brasileiras.

A programação contou a participação do vereador e presidente da Câmara, Feliberg Melo; do vereador Denes Pereira; da secretária da Mulher, Valéria Aquino Sousa; do secretário de Agricultura, Antônio Filho; contou também com a presença de representantes das entidades classes, alunos e professores do Centro de Ensino Antônio Carlos Beckman, entre outras autoridades e público em geral.

A representante dos alunos, Maria Vitória Fontenele, fez uso da palavra e falou sobre a versatilidade da mulher brasileira na conquista de seus direitos. Já o vereador Denes, disse que essa conquista é fruto de uma luta árdua. Enfatizou que há apenas 91 anos, as mulheres nem sequer participavam da vida política do país, uma vez que eram proibidas de votar. E que apesar dos avanços, a luta das mulheres por igualdade de direitos ainda é atual e se reflete nos espaços de poder, onde os homens ainda ocupam a maioria absoluta dos cargos.

Também tivemos uma bela explanação sobre a Conquista do Voto Feminino, proferida pela professora Adriana Diniz. O presidente da Câmara, Feliberg Melo, apreciou a presença dos jovens estudantes na plenária e parabenizou a todas as mulheres que fizeram e ainda fazem história, agradecendo, em especial as mulheres presentes.

A secretária da Mulher, Valéria Aquino Sousa, ressaltou que a luta pelo voto feminino está ligada ao esforço feminista pela equiparação de direitos entre homens e mulheres direitos, e que possibilitou grandes conquistas, não só como o direito ao voto, mas também ao estudo, a inserção no mercado de trabalho, ao divórcio e outros, consolidando uma maior participação feminina na sociedade.