SEAGRI REALIZA VISITA TÉCNICA E TRABALHA A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO ‘SISTEMINHA’ DA EMBRAPA

Publicado em: 13/06/2023

Para fortalecer os familiares da zona rural de Açailândia, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, composta pelo técnico agrícola Jarbe Firmino e o engenheiro agrônomo Cristiano Neto, realizou uma visita técnica nos Assentamentos Francisco Romão e João do Vale.

No Assentamento João do Vale, os técnicos presenciaram o funcionamento de um sistema de irrigação inovador que utiliza garrafas PET. Além disso, iniciaremos um diálogo para efetivar a implantação do projeto "Sisteminha", desenvolvido pela EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que é uma solução tecnológica apropriada para pequenos espaços, em áreas urbanas e rurais.

Outro assunto foi o programa "Fomento Mulher", que busca fortalecer as iniciativas de produção das mulheres por meio de empréstimos subsidiados em parceria com o INCRA. Houve um diálogo com as assentadas seguindo encaminhamentos e avanço desse programa.

Durante a visita, a equipe também teve a oportunidade de ver como está ao funcionamento do Sistema Agroflorestal (SAF) na comunidade João do Vale, que conta com o apoio da Prefeitura de Açailândia.

Segundo Cristiano Neto, o "Sisteminha" é uma oportunidade viável para pequenos agricultores ou aqueles com acesso limitado à água. “Com a diversificação da produção por meio de um modelo agrícola sustentável, com aproveitamento de materiais disponíveis no lote é possível construir um tanque com capacidade suficiente para criação de peixes, a partir de materiais encontrados facilmente como o bambu, páletes e lona plástica, com um sistema de filtragem biológica artesanal e sistema de recirculação de água. A mesma água residual da criação de peixes, rica em sólidos orgânicos, é usada na alimentação das minhocas e irrigação dos canteiros convencionais de horticultura”, explica.

Durante uma visita, os técnicos promoveram palestras e conversaram com alunos e moradores da comunidade sobre o projeto "Sisteminha", que pretendem ser reforçados com a parceria dos membros da comunidade e dos estudantes. Também foram incentivadas as iniciativas da comunidade na implantação de um sistema de irrigação sustentável e artesanal, utilizando garrafas pet como uma alternativa barata e eficiente para irrigar pequenos plantios de árvores e frutíferas.

O principal objetivo dessa visita é melhorar a fonte de renda das famílias assentadas, promovendo melhorias na economia local por meio da agricultura familiar. Busca-se ampliar a produção de alimentos saudáveis, melhorar a vida do homem do campo e gerar renda através de soluções simples e eficientes.