SAÚDE PROMOVE PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Publicado em: 02/03/2023

A UBS – Unidade de Saúde da Cikel, juntamente com DASCA – Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, via Secretaria Municipal de Saúde, órgãos da Prefeitura de Açailândia, realizaram, na última quinta-feira (02/03), uma palestra para adolescentes sobre a temática “Prevenção da Gravidez na Adolescência”

Foram realizadas palestras pela manhã e tarde com alunos do 6° ao 9° Ano da Escola Municipal Raimundo Telefre Sampaio. Os conteúdos trabalhados foram com a enfermeira Patrícia da UBS CiKel, que abordou a puberdade: instruções e orientações gerais, anatomia masculina e feminina, higiene intima e ciclo menstrual, reprodução humana, métodos anticoncepcionais e contraceptivos e infecções Sexualmente Transmissíveis – IST.

Os adolescentes – indivíduos com idades entre 10 e 20 anos incompletos – representam entre 23% da população no Brasil. Dentre os problemas de saúde nessa faixa etária, a gravidez se sobressai em quase todos os índices. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Levando em conta que essa fase representa uma etapa repleta de mudanças físicas e comportamentais. Os conteúdos trabalhados sobre Prevenção à Gravidez na Adolescência têm como objetivo divulgar informações que contribuam para a redução da incidência da gravidez nessa fase da vida.