Realizada a 1º conferência municipal da Juventude em Açailândia

Publicado em: 27/10/2015

Secretários municipais, representantes de grupos juvenis, Comucaa, Conselho Tutelar, alunos da escola Tânia Leite, entre outros compareceram na conferência. O evento foi realizado no auditório do Sebrae que ficou lotado. A Conferência foi uma realização da prefeitura municipal de Açailândia através da Secretaria de esportes. Segundo Glen Soares, secretário de esportes, o momento foi para promover um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para Açailândia.

“Nós vamos discutir vários temas onde serão reformuladas as propostas e elas serão encaminhadas juntamente com os grupos para São Luís onde vai ser a Conferência Estadual da Juventude, o objetivo é melhorar as politicas publicas para contribuir com o município de Açailândia”, afirmou o secretário. Glen Soares

Durante toda manhã os participantes tiveram espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações.

Maisa Vieira, secretária de educação, disse que esse é um momento muito significante para o município.

Esse é um momento importante onde aqui esta reunida a juventude representada por alguns lideres de grupos estudantis onde eles estão discutindo as politicas publicas que vem favorecer o crescimento e o desenvolvimento dessa juventude enquanto cidadão açailandense”, disse a secretária Maísa Vieira. Secretária de educação

O tema esse ano foi: 'As várias formas de mudar as políticas públicas para a juventude de Açailândia”.

Representantes da Unidade Regional de Educação também estiveram presentes e destacaram a importância da conferência, já que a próxima etapa vai ser estadual.

“Quando a juventude participa da construção de ter uma sociedade melhor planejando e reivindicando os seus direitos, e principalmente sendo ativos nisso eles determinam não só os rumos que a sociedade vai tomar como eles colaboram pra isso.” Toni Elcen - Representante da URE

O objetivo também é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito.

“Nós estamos nessa conferencia no intuito de cobrar as melhorias e nós temos que formar ideias para serem cobradas no futuro e esse é o momento”, declarou Manoel Messias, representante de escolinha de futebol. Representante de escolinha de futebol

.