REUNIÃO BUSCA ATIVA ESCOLAR – FORA DA ESCOLA NÃO PODE!

Publicado em: 18/05/2021

Todos juntos com um só objetivo, evitar que os estudantes abandonem a escola. Quem está na escola, fica! Quem está fora dela, volta!

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação junto à coordenadoria do Programa Busca Ativa Escolar, realizaram uma reunião com a Assessoria de Comunicação de Açailândia em para elaboração da campanha Busca Ativa do "Fora da Escola não Pode".

A reunião contou com a presença da coordenadora do Busca Ativa Escolar em Açailândia, Djara Vasconcelos, e a assessora de Comunicação, Isabel Logrado. Nessa primeira conversa, ficou definido como intensificar a campanha Busca Ativa Escolar no município.

Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

O projeto tem como principal objetivo prevenir a evasão escolar, com a implantação das Comunidades Educadoras, a partir de atividades voltadas ao apoio aos estudantes de escolas públicas e suas famílias. Eles serão indicados pelo responsável de cada unidade e serão um importante elo entre a escola e a família

Quando um município é certificado, os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.