REPRESENTANTES DA COMDIM VISITAM CASA DA MULHER MARANHENSE


    Publicado em: 24/11/2022


Na manhã da última quarta-feira (23/11), as integrantes do COMDIM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Açailândia estiveram na Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz e foram recebidas pela Diretora Gabriela Barbosa Bonfim e pela Secretária de Estado Adjunta da Mulher na Região Tocantina, Cristina Porto.

Durante a visita, conheceram o fluxograma das atividades e as instalações da Casa da Mulher Maranhense. Também anunciaram que em breve Açailândia contará com uma Secretaria Municipal da Mulher. 

A diretora da instituição, Gabriela Barbosa Bonfim, falou sobre a visita. “Foi uma experiência incrível para mim, profissional e pessoal. Poder conhecer mulheres com as quais senti tanta afinidade, mulheres que lutam e acreditam em um mundo com equidade e paridade de gênero, um mundo sem tantas vulnerabilidades a nós mulheres. Muito feliz em estar com as Conselheiras da Mulher de Açailândia”, finalizou. 

O conselho é formado por representantes de vários segmentos de proteção e luta pelos direitos das Mulheres. Estiveram presentes as conselheiras: 
• Thais Brito, conselheira, vereadora e Procuradora da Mulher na Câmara de Açailândia; 
• Fernanda Fernandes, Presidente do COMDIM, advogada e representante da Associação Comunitária Bom Samaritano e Mulheres Samaritanas; 
• Geane Maria, vice-presidente do COMDIM, professora representante da Secretária de Educação; 
• Maria Adriana Oliveira, representante do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Açailândia; 
• Leia Oliveira, advogada e assessora jurídica do CRAM; 
• Francisca Casotti, advogada, representante da OAB; 
• Elisângela Rodrigues, agente de saúde, representante da Associação dos Moradores da Laranjeiras; 
• Carla Karoline Sousa, advogada e representante da OAB; 
• Antônia Maria Lima, represente da Associação dos Moradores de Piquiá; e 
• Neiel Costa Primo, representante da Associação de Moradores de Laranjeiras e representante das artesãs do Município. 

A visita de cortesia estabelece proximidade entre as instituições e reforça a importância do combate à violência doméstica.

 

A Casa da Mulher Maranhense (CMM) em Imperatriz funciona 24h e conta com atendimento humanizado, salas de acolhimento, recepção, abrigo de passagem com alojamentos, brinquedoteca e demais dependências. O local atende casos de violência doméstica familiar, casos de estupro e demais casos de violência sexual, e faz encaminhamento aos órgãos de referência. O órgão promoverá, ainda, ações de geração de emprego e renda, a partir dos serviços do Sine Mulher, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

 

ASCOM
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você