Profissionais da UPA recebem capacitação em paramentacão e desparamentacão sobre uso de EPI's

Publicado em: 27/04/2020

Através de ações de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), Os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) participaram de uma capacitação em Paramentacão e desparamentacão com ênfase no uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e testes rápidos para Coronavírus.

O curso foi direcionado aos profissionais de saúde. Cerca de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Unidade de Pronto Atendimento, participaram de um treinamento sobre proteção, paramentação e desparamentação. ⠀⠀

O treinamento foi ministrado pelo biomédico Jeferson Noslen.

A capacitação é fundamental para proteger os profissionais, bem como os pacientes. Os profissionais da saúde estão na linha de frente, trabalhando para oferecer o melhor atendimento e segurança aos munícipes.

Conforme a o biomédico, Jeferson Noslen, o momento agora é para ser cuidadoso quanto à proteção contra o novo Coronavírus “Porque o profissional de saúde, hoje, é a pessoa que está de frente na guerra conta esse vírus. Esses treinamentos de paramentação profissional é justamente visando a proteção dos profissionais perante essa pandemia que está acontecendo no mundo todo. Já vimos em alguns outros países que o número de profissionais infectados é muito grande, por isso há necessidade de mostrar qual é a forma correta de paramentar e, principalmente, na hora de desparamentação desse profissional, para ele retirar da forma correta, porque  neste momento ele está retirando um matéria que já foi contaminado por um vírus. Então tem que ser feita da forma correta para evitar contaminação”, disse.

Já de acordo com o Secretário de Saúde, Linderval de Moura, neste momento, a educação em saúde é essencial para que todos tenham o máximo de conhecimento das medidas de prevenção e cuidados no enfrentamento da pandemia.⠀ E acrescentou que o momento agora é para ser vigilante quanto ao novo Coronavírus e de também redobrar os cuidados contra outras comorbidades.⠀

Há cerca de um mês várias capacitações vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, para o enfrentamento da doença. Os encontros permitem a troca de conhecimento e o esclarecimento de dúvidas.⠀⠀⠀

Segundo a diretora da UPA, Jaqueline de Jesus, o objetivo é preparar ainda mais os profissionais para situações de emergências que podem ocorrer pelo coronavírus. ⠀⠀⠀⠀

_______________________________________________________________________