Previna-se, use sempre camisinha - essa fantasia nunca sai da moda

Publicado em: 08/02/2024

O carnaval está chegando e junto vem a preocupação com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e a Aids.

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Mulher, alerta " Previna-se, use sempre camisinha - essa fantasia nunca sai da moda”.

As relações sexuais desprotegidas são as principais causas de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífili, herpes genital, gonorreia, HPV e hepatites. Segundo dados do Ministério da Saúde, 135 mil brasileiros são portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e não sabem disso. O vírus ataca o sistema imunológico do indivíduo, sendo o responsável pelo desencadeamento da AIDS, doença infecto contagiosa, cuja propagação pode ser por relação sexual, contato sanguíneo ou entre mãe e bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.

O alerta é que o importante mesmo é não deixar de usar o preservativo, que é o método mais seguro contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e, também, para evitar uma gravidez indesejada.

Vá para a festa disposto a se divertir com tranquilidade e responsabilidade. Afaste a ideia de que ‘no carnaval tudo pode', pois esse pensamento pode trazer graves consequências para a sua saúde e complicações para a sua vida depois que a festa passar".

A prevenção é a melhor forma de combater a AIDS. Proteja-se e divirta-se com responsabilidade!