Prefeitura prepara unidade emergencial de UTI COVID-19 para possível demanda de pacientes com coronavírus

Publicado em: 19/04/2020

Leitos de tratamento intensivo, com respiradores, estão sendo instalados no HMA.

A Prefeitura de Açailândia prepara leitos para atender uma possível demanda de pacientes com problemas respiratórios causados pelo novo coronavírus. Dez UTIs COVID-19 estão sendo instaladas no Hospital Municipal de Açailândia. Grande parte dos equipamentos já chegou e o restante deve chegar ainda está semana.

“Muitas cidades estão com dificuldades para adquirir respiradores. Como Açailândia saiu na frente, trabalhando preventivamente, conseguimos ajustar salas no HMA, isoladas das enfermarias, para receber dez leitos de tratamento intensivo. Os respiradores já serão instalados junto com monitores cardíacos e desfibriladores. Agora, estamos preparando a equipe. Fazemos questão também de que todo o espaço seja de acolhimento desses possíveis pacientes, com dignidade”, explicou o Prefeito Aluísio Sousa.

Esses leitos instalados em regime de emergência são medidas tomadas diante da pandemia. São leitos para tratamento de pacientes com sintomas graves de covid-19.

Em fevereiro deste ano, o prefeito assinou a ordem de serviço para início das obras de 10 (dez) leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que serão implantados no Hospital Municipal. Essa obra está sendo concluída, com previsão de entrega em junho deste ano. Esse é o primeiro passo para atender a um anseio antigo da população e permitirá resolver o déficit de leitos de UTI no município.

ASCOM - PMA