Prefeitura, por meio da SEMED inicia Programa de Formação e Acompanhamento no Contexto Escolar – PFACE-2019

Publicado em: 25/06/2019

O programa tem como tema central “A educação numa perspectiva integral”

A Secretaria Municipal de Educação inicia mais uma edição do Programa de Formação e Acompanhamento no Contexto Escolar (PFACE)/2019, com foco na importância da formação continuada no contexto atual.
Este ano o programa trouxe como tema central a EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INTEGRAL, abrindo o 1° encontro 2019 com foco na GESTÃO DE SALA DE AULA: Caminhos para uma aprendizagem por competências.
A secretaria de educação propõe nesta largada inicial para a valorização do professor: Colocar em evidência a importância da formação continuada no contexto escolar/2019;
Apresentar aos professores o percurso formativo de 2019;
Analisar os indicadores educacionais da rede para tomadas de decisões nas escolas;
Estudar sobre relação interpessoal e conduta profissional do educador com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes; e
Definir com os professores as necessidades de aprendizagem das escolas a partir dos indicadores educacionais _ (Problemas, Causas ...), bem como as estratégias da sala de aula para a melhoria do ensino.

Esta etapa do PFACE é ofertada aos professores que atuam de 1° ao 5° Ano e EJA, na Sede e no Campo no contexto escolar/por polos, fazendo uso da HTPC e os formadores serão os supervisores educacionais auxiliados pelos técnicos pedagógicos da SEMED.
As reuniões de estudo seguirão uma pauta com assuntos comuns de acordo com o segmento/modalidade.
Esta ação vem fazer garantir a meta 16 do PNE e sua estratégia 16.1.
Segundo a secretária de Educação Maria Luiza, “O professor é o responsável por fomentar a mudança de atitude e pensamento dos alunos. Nesse sentido, ele precisa também estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento como hoje. Sendo assim, a formação continuada vem sendo considerada uma demanda fundamental nas políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação”, concluiu.
Equipe Ascom PMA – Antonio Maria, Carlos Rocha, Elton Oliveira,
  Geirlane Oliveira, Maurício, Santos, Quezia Gonçalves