Prefeitura inaugura Centro de Parto Normal de Açailândia

Publicado em: 20/03/2020

A inauguração faz parte das metas do Prefeito Aluísio ao assumir o governo

O prefeito Aluísio Sousa e o secretário Municipal de Saúde, Linderval de Moura, entregam o primeiro Centro de Parto Normal (CPN) de Açailândia. O CPN integra uma rede de cuidados à mulher e ao bebê e teve sua inauguração antecipada por causa da pandemia do Coronavírus, passando a contar com todo o aparato necessário para um parto e pós-parto qualificado.

A solenidade de inauguração ocorreu na tarde do dia 19/03. Na programação houve também uma homenagem à primeira parteira do município, “Dona Divina” - Maria do Espírito Santo Sousa de Oliveira (in memorian), esposa do pioneiro João Mariquinha. Suas filhas, emocionadas, representaram a família.

“Ficamos muito felizes com essa homenagem. Muitas vezes, ela nos fazia ceder nossa cama para as parturientes que vinham até nossa casa. Que bom que o seu trabalho que sempre foi feito com muito zelo será perpetuado’. Declarou Bernadete Oliveira, filha, de Dona Divina.

O Centro de Parto Normal oferece uma estrutura como Açailândia nunca viu. Agora com o CPN, serão cinco salas PPP (Pré e Pós-Parto), ou seja, mais uma estratégia de fortalecimento e acompanhamento à maternidade, ao parto humanizado, com investimentos do Governo do Estado, da Rede Cegonha e do Ministério da Saúde.

A Ala obstétrica conta com leitos e ambulatório especializado para gestação de alto risco; possui ainda sete enfermarias de alojamento conjunto e fluxo para o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Açailândia, caso da gestante não ter condições de ter um parto normal; dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); sete leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN), uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Móvel e 04 Unidades de terapia do Método Canguru, iniciativa, que integra a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso.

Durante a solenidade, o Prefeito Aluísio Sousa agradeceu o empenho de todos os envolvidos, inclusive de gestões anteriores, reconhecendo e destacando a importância do trabalho em prol do bem comum.

ASCOM - PMA

_______________________________________________________________________