Prefeitura de recebe kits do Programa Cuidar de Todos para reforçar Atenção Primária

Publicado em: 11/01/2024

Nesta quinta-feira (11/10), a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu do Governo do Estado do Maranhão, por intermédio Unidade Regional de Saúde do Estado, kits de equipamentos do Programa Cuidar de Todos da Atenção Primária.

Os kits incluem equipamentos e insumos que conta com balança plataforma com estadiômetro adulto, régua antropométrica, termômetro clínico digital, antropômetro vertical portátil, glicosímetro, tiras teste para glicosímetro, lancetas para glicosímetro, nebulizador, foco de luz, detector doppler de sonar fetal, aparelho de PA completo (adulto), kit saúde bucal, escala de snellen e oxímetro de dedo.

A entrega aconteceu na Unidade Regional de Saúde, os equipamentos serão destinados para uso das Unidades Básicas de Saúde de nosso município e demais municípios que fazem parte da URS de Açailândia. O programa “Cuidar de Todos” é uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Maranhão que alcançou todos os municípios maranhenses com investimentos em Saúde.

A proposta do Governo do Maranhão com o programa é reduzir a busca por assistência ambulatorial especializada, além dos custos com tratamento fora domicílio (TFD) e favorecer os usuários da rede pública de saúde com atendimento no tempo certo e oportuno, ampliando o cuidado com as condições crônicas.