Prefeitura de Açailândia realiza 6ª Conferência Municipal da Cidade

Publicado em: 16/06/2016

O evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Estiveram presentes e participaram, o Secretário de Infraestrutura Edivaldo Mendonça,  Secretário de Administração Dr. Rocha Neto, a Diretora das promotorias Dr. Sandra Garcia, representantes da sociedade civil, Secretários, Vereadores.Com o tema: "Função Social da Cidade e da Propriedade", e o  lema: "Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas".

Segundo o Secretário de Infraestrutura, o encontro é um espaço de diálogo entre Governo e Sociedade, para discutir soluções para os problemas decorrentes da urbanização. “Nessa conferência quatro temas serão levados para debate na conferência estadual, é importante a participação de todos, porque aqui serão eleitos os delegados para representar Açailândia na Conferência Estadual e futuramente a Conferência Nacional”, concluiu Edivaldo Mendonça.

Ronald Damasceno conselheiro municipal das cidades e representante do Ministério das Cidades foi o palestrante. “O objetivo aqui é propor o diálogo principalmente com relação aos conflitos, e neste ano que marca a 6ª Conferência Nacional nós estamos trazendo o debate sobre a função social da sociedade, queremos trocar o conflito por diálogos para o desenvolvimento dessa cidade que é tão importante”, mencionou o Conselheiro.

Foram discutidos quatro temas: Planejamento Urbano e Social, Regularização Fundiária Urbana e Habitação de Interesse Social, Saneamento Ambiental e Mobilidade Urbana. Ana Hélia, Conselheira do CONDIPE (Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física), salientou sobre Mobilidade Urbana. “É importante estar discutindo esses temas e buscar soluções, para que possamos ter uma Açailândia inclusiva”, disse a Conselheira.

O Prefeito Juscelino Oliveira não esteve presente em virtude da agenda de compromissos em Brasília, entretanto, o Secretário de Administração o representou e falou que os debates visam à melhoria do Município em vários aspectos. “A Conferência prepara e elege os delegados para Conferência Estadual e Nacional e as reivindicações como, saneamento, mobilidade urbana, serão discutidas para que Açailândia possa melhorar”, concluiu Rocha Neto.