Prefeitura de Açailândia intensifica trabalho de apreensão de animais soltos em vias públicas

Publicado em: 01/04/2020

Na última terça-feira (31/03), a Prefeitura de Açailândia, através da equipe da UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses, fez o trabalho de captura de um cavalo que andava livremente na travessa da rua São Francisco com Marly Sarney no Centro da cidade. Além da equipe de resgate, a operação foi acompanhada pelo diretor da UVZ Cleydiomar Soares Pereira - o “Mineirinho”, e o técnico em biologia, Josué Galvão.

O animal apreendido foi conduzido para o curral da Unidade de Vigilância em Zoonoses.  De acordo com a direção da UVZ, após a apreensão, o proprietário do equino terá de comprovar a propriedade por meio de documentação e entrar em contato pelo telefone (99) - 99188-1540 ou se dirigirem ao local, que fica localizado às margens da Rodovia - 222 – Barra Azul. A comprovação de posse deverá ser realizada em um prazo de até 05 dias úteis, conforme a Lei Municipal – N. 032/2003.

No Programa de Recolhimento de Animais de Grande Porte da prefeitura, o serviço é executado pela equipe da UVZ e destina recolher equinos e bovinos soltos em vias públicas. Conforme informações da Unidade de Vigilância em Zoonoses, ela funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados,

Esse trabalho já vem sendo executado em Açailândia, graças ao empenho e preocupação do prefeito Aluísio Sousa quando fez a aquisição de um reboque adaptado para resgatar animais de grande porte. A ação vem minimizando os acidentes provocados pelos animais soltos nas ruas, além dos danos ao patrimônio público e privado.

O diretor da UVZ, Cleydiomar Soares, destaca que por conta o decreto que institui o isolamento social para combater o Covid-19, a equipe vem trabalhando em regime de plantão no resgate de animais de grande porte. Até que normalize a situação ou segunda ordem oriundas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, está suspensa a Campanha de Combate a Leishimaniose que estava sendo realizada todas as semanas no município, com a realização de testes de leishmaniose (calazar).

ASCOM - PMA