Prefeitura de Açailândia estar construindo a Rede de Atenção Psicossocial


    Publicado em: 24/05/2016


A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estar praticamente em fase de conclusão de três serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial. 

Estar sendo construídas a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) e duas Unidades de Acolhimento (Adulto e Infanto-Juvenil), um serviço novo que vem complementar a rede de atendimento na cidade. 

Os investimentos totais são de cerca de  R$ 1.993.048.52.  Recursos esses, provenientes  do governo federal em parceria com a prefeitura municipal de Açailândia, por meio do Ministério da Saúde. 

O prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB) ressaltou a importância de apresentar à comunidade uma política voltada para esta área. “Ficamos felizes em ter conseguido junto ao governo federal um projeto de suma importância, para dar apoio àqueles que mais precisam principalmente pessoas em risco social, esse projeto vai ajudar e muito aos que precisam de um atendimento digno e com qualidade”, afirmou o gestor. 

A secretária de saúde Kerly Cardoso, explicou que o CAPS AD III é um serviço que proporciona a atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento 24h todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. 

O Centro existe em Açailândia desde 2005 e agora terá uma sede própria em uma área muito ampla e com total segurança,Com todas as adequações necessárias. 

A unidade oferece atendimento integral e interdisciplinar nas áreas de psiquiatria, clínica geral, psicologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional, farmácia com a entrega de medicamentos, além de contar com leitos de internação 24h para desintoxicação e controle de crise. 

As Unidades de Acolhimento é uma  novidade no atendimento em Açailândia, e o município também estar recebendo uma Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) e uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI). 

Segundo Bernadete Socorro Oliveira, Assessora técnica da secretaria de saúde, com a implantação dos novos serviços será beneficiados diversas pessoas que precisam muito de atendimento, principalmente pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, para moradia transitória, que proporcione condições de tratamento e reconstrução de seus projetos de vida. 

A construção do CAPS AD III UAI e UAA está sendo realizadas ambas no bairro Vila Bom Jardim, e tiveram inicio no mês de Janeiro de 2016, com prazo de entrega até o mês de Julho 2016