Prefeito Juscelino Oliveira empossa membros do novo Conselho Municipal de Saúde de Açailândia

Publicado em: 17/04/2019

“O Conselho Municipal de Saúde tem funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas, com finalidade de formular, propor e controlar a execução das políticas públicas de saúde do município”.

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de segunda-feira, 15, a cerimônia de posse dos novos Conselheiros Municipais de Saúde. Com isso, o novo Conselho Municipal de Saúde já está apto a se reunir e discutir as políticas públicas da saúde voltadas para a população açailandense. A solenidade foi realizada no gabinete oficial da prefeitura de Açailândia. Os novos Conselheiros e suplentes de conselheiros foram eleitos na 13ª. Conferência Municipal de Saúde realizada nos dias 28 e 29 de abril.

O Conselho Municipal de Saúde tem funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas, com a finalidade de formular, propor e controlar a execução das políticas públicas de saúde do Município, inclusive quanto aos aspectos econômicos e financeiros, de acordo com as diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei Orgânica do Município.

O evento contou com a participação do prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, da Secretária Municipal de Saúde, Kerly Cardoso, dos secretários de governo, dos conselheiros municipais, bem como dos suplentes dos conselheiros, membros da sociedade civil, entre outros.

Em sua fala, a Secretária Municipal de Saúde ressaltou que é muito difícil encontrar pessoas para participar do CMS, pois os conselheiros têm um papel fundamental dentro da política municipal de saúde, onde é necessário cobrar melhorias, aprovar contas, realizar reuniões, dentre outras responsabilidades. Kerly Cardoso parabenizou os integrantes do novo conselho pela iniciativa e disposição para trabalhar em prol da sociedade de Açailândia.

Durante o pronunciamento do prefeito Juscelino Oliveira na abertura da cerimônia, ele fez uma rápida explanação de ações realizadas na Secretaria de Saúde, bem como destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde para a administração municipal. “Esta, é mais uma etapa do CMS. Espero que a partir deste momento, todos os eleitos se unam e procurem fazer um trabalho digno. Com certeza sei que farão um bom trabalho. Que fiscalizem os recursos, atos e ações da administração municipal e por outro lado, possam também sugerir e opinar para que todos nós, juntos, possamos realizar um excelente trabalho na saúde pública e de qualidade bem melhor. Parabéns a todos e sejam bem vindos”, finalizou Juscelino Oliveira.

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Veja abaixo a relação dos novos Conselheiros Municipais de Saúde e respectivos segmentos conforme Portaria No. 283/2019 – GAB.