Prefeito Aluísio Sousa acompanha secretário de Estado da Saúde Tiago Fernandes em vistoria da obra de ampliação do Hospital Regional de Açailândia

Publicado em: 23/01/2024

Por determinação do governador Carlos Brandão, na manhã de terça-feira, 23/11, o Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhado do prefeito Aluísio Sousa, do secretário Municipal de Saúde, Johnathas de Oliveira, do presidente da AGEMSUL- Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Wagtônio Brandão, vereadores e convidados, visitou o município de Açailândia, cumprindo agenda de trabalho do “Programa Cuidar de Todos”, do Governo do Estado, que também beneficia outros municípios da região Tocantina.

Na ocasião, o Secretário Tiago Fernandes e comitiva seguiu para as dependências do HRA- Hospital Regional de Açailândia, para fazer uma visita institucional na obra de construção e ampliação da unidade de saúde. A ação, teve como objetivo verificar o andamento da execução do empreendimento de grande importância para a Regional de Açailândia. Aproveitou também para olhar os pacientes em tratamento, bem como debater demandas da área de saúde com prefeito Aluísio e com o Dr. Johnathas de Oliveira, responsável pela pasta da Saúde no município,

Segundo o secretário Tiago Fernandes, em breve o Governo do Estado estará entregando a nova casa de saúde com novos leitos de  UTI -Unidade de Terapia Intensiva, Neurologia, Ortopedia e Clínica Médica, com o intuito de somar com os que já existem e desta forma melhorar a qualidade de atendimentos dos pacientes potencializando o hospital que vai beneficiar os oitos municípios da regional. Além de Açailândia, a regional inclui ainda; Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

Por sua vez, o prefeito Aluísio Sousa destacou a importância da conclusão do empreendimento, reforçando o empenho do governador Carlos Brandão, bem como agradeceu a visita do secretário Tiago Fernandes, que é o mediador da ação de saúde entre o município e o governo do estado. “O benefício vai contemplar todos os municípios da regional. Não temos como expressar o motivo de tanta alegria. Agradecemos ao secretário, toda a sua equipe e principalmente ao governador Carlos Brandão que tem sido um grande parceiro da nossa administração”, concluiu o gestor municipal.

O responsável pela pasta da saúde em Açailândia, Johnathas de Oliveira, demonstrou sentimento de motivação com a visita do Secretário de Estado da Saúde na obra do Hospital Regional de Açailândia. “A gente ver este sonho da região bem próximo de ser concretizado, uma vez que a obra já se encontra em estado bem avançado. Isso, só nos dar motivação e força para continuar melhorando a saúde do nosso município” finalizou Johnathas.

A Unidade de Saúde inaugurada em junho de 2022, em parceria com o Instituto Acqua, Governo do Maranhão e Prefeitura, já é referência na região Tocantina no atendimento especializado em ortopedia, cirurgia geral, gastroenterologia, cardiologia (+ECO. +ECG), neurocirurgia/neurologia, além de exames de ultrassom, eletrocardiograma, ecocardiograma raio-X e posto de coleta do laboratório.