Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal é inaugurado em Açailândia

Publicado em: 05/04/2024

Na quarta-feira, 04/04, Açailândia recebeu uma nova iniciativa de grande impacto: a inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais e representantes da Justiça Federal, incluindo o Procurador-Geral do Município, Renan Sorvos, o Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Dr. Roberto Veloso, entre outros.

O PID tem como objetivo proporcionar à população de Açailândia e região acesso facilitado aos serviços judiciais essenciais, como perícias, audiências e atendimentos. Com base na Resolução 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça, o PID permite a realização de atos processuais por videoconferência e o atendimento por meio do Balcão Virtual.

Além de promover o acesso à Justiça, essa iniciativa visa reduzir os custos de deslocamento até a sede da subseção judiciária, que fica em Imperatriz, a cerca de 70 km de Açailândia. O projeto consolida a Justiça Federal como um instrumento efetivo de cidadania e direitos.

O Procurador-Geral do Município, Renan Sorvos, destacou a importância do PID para a comunidade local, enquanto o Desembargador Federal Roberto Veloso ressaltou a relevância desse novo serviço para o desenvolvimento da cidade.

Para o Procurador-Geral do Município, Renan Sorvos, “Este Ponto de Inclusão Digital é na verdade o acesso do cidadão à Justiça Federal. Aqueles que precisam fazer uma perícia médica, aqueles que precisam de uma audiência uma oitiva, agora contam com este local. Quero agradecer aqui a UEMASUL, a Justiça Federal e a Administração Municipal em nome do Prefeito Aluísio que tornou isso uma realidade”, comentou na ocasião.

Segundo o Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Dr. Roberto Veloso, “Açailândia é uma cidade em franco desenvolvimento. Ela fica na interseção de duas grandes estradas, uma a chamada Estrada de Ferro Carajás, administrada pela Mineradora Vale. A outra a Belém-Brasília, que liga Norte e Sul do País. Aqui é inegável que o progresso está cada vez mais sendo utilizado. A cidade necessitava de um Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal. O que nós estamos inaugurando hoje aqui, não é só um PID, é de fato a Justiça Federal. A inauguração deste posto de atendimento é fruto de um esforço conjunto entre a Justiça Federal e as autoridades municipais”, destacou.

A chegada do PID representa um avanço significativo no acesso à justiça para os cidadãos de Açailândia.