Plantão Social da SEMAS atende comunidade espiritualista

Publicado em: 16/07/2020

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou o Plantão Social com a comunidade do Centro Espiritualista Filhos do Oriente Maior - CEFOM. Essa ação teve a presença dos seguintes equipamentos sociais e conselhos, onde apresentaram o papel de cada Programa, Benefícios e Serviços que fazem parte da Secretaria Municipal de Assistência Social.
 BOLSA FAMILIA;
 CRAS;
 ACESSUAS TRABALHO;
 SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS;
 BPC IDOSO;
 CREAS
 CRAM
 AEPETI
 PROGRAMA CRIANÇA FELIZ;
 NUTRIÇÃO
 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO
 CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
 CONSELHO DA MULHER;
 CONSELHO DO IDOSO;
 CONSELHO TUTELAR.

A ação contou com a presença da secretária Patrícia Giroto e dos coordenadores de diversos programas da SEMAS. Inúmeros atendimentos foram realizados no local, com serviços de inscrição no Cadastro Único, atualização em programas sociais como Bolsa Família, atendimento psicossocial e orientação jurídica, com objetivo de oferecer e contemplar os povos das comunidades de terreiro.

“É uma ação com o intuito de romper barreiras e de inclusão. Somos sabedores das discriminações que as pessoas de comunidades tradicionais sofrem ao longo da caminhada. E através desta ação dentro do terreiro mostramos que a Prefeitura vai onde o povo está para atender a quem precisar" disse a Patrícia.

"É preciso conscientizar as pessoas de que nossa religião, assim como as outras são de paz, pela primeira vez em 30 anos atuando como mãe de santo recebemos uma ação da prefeitura em nosso território", declara Dona Zazuléia D'Oxum.

A dona de casa, Maria Silva, foi ao local em busca da inscrição no Cadastro Único e destacou a importância da ação para a comunidade. “É uma excelente e importante iniciativa. Nós precisamos que as ações aconteçam mais vezes, porque sofremos muita discriminação por nossa opção religiosa", disse.

O secretário de Cultura, Xico Cruz, viu nesta ação a importância da inclusão. “A iniciativa busca aproximar as políticas públicas presentes no município aos diversos grupos tradicionalmente excluídos, incluindo a população de terreiro. Parabéns por esta importante iniciativa”, declarou.