PROFISSIONAIS DO HMA RECEBEM SOBRE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Publicado em: 17/08/2022

No dia 17 de agosto, os profissionais de saúde do Hospital Municipal de Açailândia e pacientes participaram de uma Roda de Conversa com o tema “Aspectos psicológicos da violência contra a mulher”. O momento, organizado pelo Serviço Social do HMA contou com a presença da psicóloga do CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Fabiana Mendes.

A Organização Mundial da Saúde considera violência contra a mulher qualquer ato que cause ou tenha alta probabilidade de causar dano físico, sexual, mental ou sofrimento, incluindo as ameaças desses atos, a coerção ou a privação arbitrária da liberdade, independentemente de se ocorrida na vida pública ou privada.

A violência sexual contra a mulher é um problema de saúde pública que pode acarretar consequências médicas, psicológicas e sociais. As vítimas podem sofrer de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão, ansiedade, transtornos alimentares, distúrbios sexuais e do humor.

Em sua abordagem, a psicóloga Fabiana Mendes focou nas violências contra a mulher que não são só físicas – como a psicológica e a patrimonial. Segundo ela, o estresse pós-traumático pode aumentar as chances de a mulher se envolver em relacionamentos abusivos, por ela estar vulnerável emocionalmente, o que pode gerar uma relação de dependência emocional com o agressor. As agressões não físicas, segundo ela, em geral precedem a violência física e o feminicídio, mas muitas vezes, podem passar despercebidas pelas mulheres em situação de violência.

Em caso de violência doméstica ou qualquer ato que infrinja o direito da mulher, qualquer pessoa pode acionar os serviços especializados. Denúncias podem ser feitas pelo 180 e 190 da Polícia Militar.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você