PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE AÇAILÂNDIA PARTICIPAM DE OFICINA DE TRIAGEM NEONATAL

Publicado em: 02/07/2021

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Departamento Atenção à Saúde da Crianças e do Adolescente, realizou durante o dia de quinta-feira, 1º. de julho, no auditório do SINTRASEMA, uma oficina com o objetivo de orientar e capacitar enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam no serviço de saúde na zona urbana e rural de Açailândia sobre Testes de Triagem Neonatal e Testes do Pezinho.

A palestra visa também, pesquisar doenças metabólicas ou genéticas congênitas, além dos erros inatos do metabolismo (alterações do teste) das crianças que nascem no município.

O encontro foi ministrado pela enfermeira técnica, Márcia Sousa Lima, coordenadora do departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e promoveu a troca de conhecimento a respeito da triagem neonatal e o diagnóstico de doenças raras, dando oportunidade para discussão sobre os desafios e as perspectivas da saúde Preventiva no município.

“A triagem Neonatal permite que as doenças pesquisadas sejam diagnosticadas precocemente e sejam evitadas consequências graves. Este tema precisa ser continuamente debatido em todos os setores envolvidos na promoção da saúde da criança, reforçou a enfermeira e palestrante Márcia Lima.