PREFEITURA E VIENA VÃO LEVAR AGÊNCIA ITINERANTE DO SINE AOS MORADORES DO PIQUIÁ

Publicado em: 18/05/2021

As ações do SINE ITINERANTE serão desenvolvidas na sede do Projeto Viena Educar.

A Prefeitura de Açailândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo junto com o SINE - Sistema Nacional de Emprego, e a Gerência de Integração Distrital do Piquiá em parceria com a empresa Viena Siderúrgica, se reuniram na manhã desta terça-feira (18/05), para tratarem da primeira ação do Projeto “SINE ITINERANTE”.

O encontro aconteceu na Gerência de Integração Distrital do Piquiá e contou com a presença do gerente distrital, José Ribamar Pitombeira; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Claudenir Viegas; o representante da Viena Siderúrgica, Dr. Vanderley Marcos dos Santos; vereador Ademar Martins da Silva, o “Demarzin”; os representantes do SINE, Everaldo Ciqueira Soares e Marcos Antônio Alves Silva.

Na oportunidade, os participantes do encontro foram convidados por Dr. Vanderley Marcos para conhecerem as dependências da sede do projeto “Viena Educar”, Sala do Projeto Corte, Costura e Modelagem; Sala do Projeto Ofício Luthier – Viola Sertaneja; Sala de Informática Básica e Sala do Projeto Soldador.

O projeto “SINE ITINERANTE” com o atendimento da unidade de Açailândia no bairro Piquiá, é iniciativa proposta pelo gerente Distrital do Piquiá, José Ribamar Pitombeira, será uma parceria entre poder público e iniciativa privada, objetivando facilitar o acesso da população da localidade aos serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Empregos, através da SINE de Açailândia, chance para quem busca uma vaga de emprego.

De acordo com José de Ribamar a ação vai servir para levar as oportunidades de emprego para a comunidade. “É uma área que necessita de ações do poder público, bem como de empresas privadas. O SINE ITINERANTE vai gerar oportunidades às pessoas. Muitas vezes a pessoa não consegue ir até agência do SINE no centro por vários motivos. Então ir ao encontro dessas pessoas é fundamental. É uma determinação de o prefeito Aluísio tornar a gestão municipal mais proativa, levando os serviços até às pessoas que mais necessitam”, afirmou José Ribamar.

As ações do SINE ITINERANTE serão desenvolvidas na sede do Projeto Viena Educar, que foi cedida com muito empenho pelo representante e advogado da Viena Siderúrgica, Vanderley Marcos dos Santos, que já tem extenso histórico de trabalho social desenvolvido na comunidade do Piquiá “A parceria público-privada só vem a acrescer os benefícios em prol da comunidade do Piquiá, e com estas ações os moradores vão ganhar e muito, principalmente os jovens que vamos poder proporcionar mais cursos profissionalizantes para eles”, ressalta Vanderley Marcos.

Além dos serviços do SINE, como a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, intermediação de mão de obra e seguro desemprego, o projeto vai contemplar ações de outros órgãos do governo municipal, como orientações jurídicas e cursos de Informática Básica, além de cursos de qualificação profissionais existentes nas secretarias.

“Hoje, a prefeitura, por intermédio da secretaria de Indústria e Comércio, está viabilizando as ações do SINE ITINERANTE para os moradores, facilitando assim a vida do trabalhador. Os serviços que o SINE oferece na sede do município, agora vão ser possíveis de ser oferecidos também no Piquiá, evitando o deslocamento desse pessoal até ao Centro e economia de transporte”, explica Claudenir Viegas.

O objetivo do SINE ITINERANTE é facilitar o acesso da população da localidade às vagas de emprego disponíveis, às oportunidades para cursos de capacitação e qualificação profissional e ao atendimento do seguro desemprego, com atuação prioritária no bairro. Dessa forma, pessoas que não podem se locomover até uma agência terão acesso facilitado a oportunidades de emprego e de desenvolvimento profissional.