PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA REALIZA ELEIÇÃO PARA NOVA MESA DIRETORA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE GESTÃO 2023/2025

Publicado em: 19/05/2023

Com o objetivo de manter as atividades e renovação dos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e adequação das exigências legais conforme a Lei 548/19, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira, 19/05, o processo de eleição para presidente e composição da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde referente ao biênio 2023 a 2025. A eleição aconteceu no auditório da Sede da Vigilância Sanitária, às 14 horas.

Várias classes e entidades estiveram presentes, através de seus representantes, como é o caso dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate à Endemias, prestadores de serviços, usuários do SUS, bem como representantes dos servidores da Saúde e da administração pública do município. Na oportunidade, foram feitas as indicações de cada segmento, seguido da votação pra a composição da nova gestão do Conselho Municipal

A eleição foi conduzida pelo ex-presidente Wanderson Freitas, que aproveitou a oportunidade para se despedir do cargo, agradecer o trabalho realizado e grande atuação dos antigos conselheiros. Falou também dos desafios, metas e objetivos do CMS desejando muita sorte e boas-vindas aos novos conselheiros.

Ao final do processo eletivo, foi divulgado o nome da mesa diretora eleita para a gestão 2023/2025: Neuma Aguiar foi eleita presidente, tendo como vice-presidente, Márcio Gardênio; Maria Elizângela Sampaio foi eleita 1ª. Secretária e Maria José Hilário ficou como 2ª. Secretária.

A Lei confere aos Conselhos de Saúde atribuições de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, atribuições estas que são também do próprio Poder Executivo e do Poder Legislativo.