PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA REALIZA CURSO DE FORMAÇÃO PARA GESTORES ESCOLARES MUNICIPAIS

Publicado em: 04/07/2023

Os gestores escolares são fundamentais para a promoção de uma educação de qualidade a todos os estudantes. Nesse sentido, o Processo Seletivo de Gestores Escolares em Açailândia vem assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da Educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho, no âmbito das escolas públicas.

Por meio da Comissão Organizadora do Seletivo – COS, a da Secretaria de Educação, órgão da Prefeitura de Açailândia, está realizando a 2ª Fase do Processo Seletivo Simplificado para preenchimento e formação de banco de reserva de Gestores Escolares conforme Lei Federal 14.113, de 25 de dezembro de 2020 e Lei Municipal nº 349/2010, nos dias 28, 28 e 30 de junho e 03 e 04 de julho.

Nesta etapa, os candidatos participam de 40 horas de Formação de Gestão Escolar como objetivo contribuir para a formação dos profissionais para o exercício do cargo, com conhecimentos específicos de gestão e do sistema de ensino para o qual está se candidatando, identificando seu perfil de liderança frente às necessidades da função da escola pública. A Prova Escrita de Conhecimentos Específicos será realizada no dia 05 de junho, das 8h às 12h, no Polo da UAB – universidade Aberta do Brasil, conforme disposto no Cronograma Geral do Edital nº 10/2023, de 02 de junho de 2023.

De acordo com a secretaria de Educação, o do processo seletivo atende as exigências legais tanto do Plano Nacional de Educação quanto do Novo FUNDEB, que exigem do município a habilitação para poder receber parte da complementação dos recursos, além da necessidade de se alterar o processo de escolha do diretor de escola, deixando de ser livre a nomeação e exoneração para um processo de escolha, a partir de critérios técnicos de méritos e desempenho.

“Esse novo processo de escolha de diretor escolar, atende a uma necessidade há muito tempo aguardada pela comunidade escolar que é a implementação da gestão democrática da escola. Outra importante contribuição da mudança do processo de escolha é a legitimidade do diretor da escola, pois não será mais questionada as suas competências, uma vez que sua indicação não se deve mais a critérios pessoais ou políticos. Esperamos que com essa ação de governo, as escolas possam se dedicar, ainda mais, ao direito de aprender de todos e de cada um açailandense”, reforçou a secretária Karla Nascimento.

O curso aconteceu no auditório do UAB – Universidade Aberta do Brasil e contou com a participação dos professores formadores Patrícia Alessandra Gomes Leal, doutoranda em Educação e professora das redes estaduais e municipais de São Luís – MA, e Paulo Roberto Roma Buzar, administrador, analista de sistemas e consultor em Educação.